quarta-feira, 24 de julho de 2013

"Perdemos tudo", diz agricultor que teve colheita atingida por geada em Angelina, na Grande Florianópolis

Geada negra não chegou e a cidade amanheceu coberta de branco

"Perdemos tudo", diz agricultor que teve colheita atingida por geada em Angelina, na Grande Florianópolis Guto Kuerten/Agencia RBS
Estima-se que pelo menos 70% dos agricultores da cidade tenham tido perdas com a geadaFoto: Guto Kuerten / Agencia RBS

O sol ainda não tinha aparecido e o agricultor José Lino Pfleger, 56 anos, tomava sua xicara de café na cozinha aquecida pelo fogão a lenha. Protegido do intenso frio observava pela janela a forte geada que castigava seus cinco hectares de plantação. 

Na localidade de Rio das Antas, em Angelina, a geada negra não chegou e os campos ficaram cobertos de branco. O agricultor saiu para observar suas plantações de repolho, couve-flor, salsa, pimenta, brocolis e beterraba. A expressão não era das mais animadoras. 

— Não deu a geada negra, mas mesmo assim, esta destruiu praticamente toda a nossa plantação — disse o agricultor com um forte sotaque alemão. 

Como trabalha na lavoura desde criança, para ele a melhor previsão do tempo é feita um dia antes. Pfleger Observa os fatores climáticos, e explica que a geada queima a planta por dentro e a deixa com um tom mais escuro, sem as características ideais para a venda.

Calmamente fecha seu palheiro com uma das mãos. Com a outra, segura uma couve e a observa. Acende seu palheiro e lembra: 

— Esta é a renda da família. Perdemos tudo. 

O silêncio do desânimo é interrompido pelos pássaros e pela força de vontade do agricultor. 

— Não podemos parar. Vamos começar tudo de novo. 

Os pés congelam ao passar no meio das plantações cobertas de geada, que quebram com uma facilidade incrível. Acostumado às temperaturas baixas, o agricultor alerta: 

— Vem mais frio por aí. 

Segundo o prefeito de Angelina, José Nilton da Silva, um levantamento do estrago deve ser feito pela Epagri ainda nesta quarta, mas por enquanto pode-se estimar que pelo menos 70% dos agricultores da cidade tenham tido perdas com a geada. 

Há registros de perdas também em Rancho Queimado, Major Gercino e Leoberto Leal, que fazem divisa com Angelina, e em diferentes regiões do Estado, como Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul e Lages. 

Confira a galeria de fotos da geada que atingiu SC:




Fonte: Guto Kuerten | DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário