segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa Francisco inicia viagem ao Rio de Janeiro

Avião decolou na manhã desta segunda-feira do aeroporto de Roma

Papa Francisco inicia viagem ao Rio de Janeiro ALBERTO PIZZOLI/AFP
Papa embarcou em um avião da Alitalia por volta das 4h, horário de BrasíliaFoto: ALBERTO PIZZOLI / AFP

O papa Francisco iniciou nesta segunda-feira pouco antes das 09h (04h de Brasília) uma viagem ao Brasil, onde presidirá a 28º Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Levado de helicóptero para o aeroporto de Fiumicino, em Roma, o papa foi recebido pelo chefe do governo italiano, Enrico Letta, e logo embarcou em uma aeronave da companhia Alitalia.

Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, chegou ao avião carregando sua própria bagagem de mão para a sua primeira viagem oficial ao exterior no posto de sumo pontífice.

O avião deve pousar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 16h de Brasília, onde o papa será recebido pela presidente Dilma Rousseff, por arcebispos e cardeais, pelo governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade carioca, Eduardo Paes. Na sequência, Francisco irá de papamóvel até o Palácio da Guanabara onde ocorre a cerimônia de boas vindas. 
 

A cidade do Rio de Janeiro, por sua vez, já começou a receber freiras e sacerdotes, além de peregrinos com camisetas e mochilas com as cores da bandeira brasileira. 

Francisco, que defende uma Igreja austera, próxima dos pobres e do povo, intensificou sua agenda diante do anúncio de vários protestos durante sua visita, insistindo em passear pelo centro do Rio em um papamóvel descoberto imediatamente depois de sua chegada.

O Vaticano afirma que o pontífice não está preocupado com os protestos e os especialistas afirmam que seu discurso de reforma de uma Igreja em crise, contra o desperdício e em defesa dos mais pobres, está em sintonia com o dos manifestantes. 

As operações de segurança, no entanto, contarão com cerca de 30.000 militares e policiais. A 28ª Jornada Mundial da Juventude ocorre de 22 a 28 de julho.

Fonte: ZERO HORA E AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário