quarta-feira, 31 de julho de 2013

Operação Lance Final prende mais um suspeito


   Presos foram ouvidos na Promotoria de Justiça de Santo Ângelo

Nesta terça-feira, 30, mais um suspeito de participação em uma quadrilha de fraude em leilões municipais foi preso. Ele se apresentou, acompanhado de seu advogado, na Promotoria de Justiça de Santo Ângelo, onde foi ouvido pelo Promotor de Justiça da Especializada Criminal Ricardo Félix Herbstrith, coordenador da Operação Lance Final. O investigado não havia sido localizado nesta segunda-feira, 29, quando foram cumpridos oito dos nove mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. Outros seis presos foram ouvidos. Todos optaram pelo direito constitucional de permanecer em silêncio. Os outros dois detidos darão depoimento nos próximos dias. 

Os nove presos pela Operação Lance Final permanecem no Presídio Regional de Santo Ângelo. A Operação desarticulou uma quadrilha especializada em fraudar leilões em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Boa Vista do Buricá, Panambi e Santa Maria. Documentos que comprovam o esquema criminoso também foram recolhidos. 

Segundo Ricardo Herbstrith, as investigações do Ministério Público iniciaram no final do ano passado, depois do recebimento, da Federação das Associações dos Municípios (Famurs), de uma notícia-crime sobre o assunto. A quadrilha participava de leilões, principalmente os que continham máquinas agrícolas, tratores, ônibus e caminhões, realizando acertos, combinações ou ajustes entre os participantes para que os bens fossem arrematados por integrantes da quadrilha pelo valor de avaliação, o lance mínimo. Em seguida, eles faziam um novo leilão, chamado por eles de “caixinha”, entre os interessados em adquirir o bem. 

A diferença entre o valor arrematado pelo bem na Prefeitura (lance mínimo) e o valor de arremate no “caixinha” era dividida entre os integrantes da quadrilha. Foram realizadas captações de imagens em municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul no momento em que os participantes da quadrilha realizavam o “caixinha”. A Operação conseguiu constatar a ação da quadrilha em pelo menos 12 cidades na região sul do país. 

Agência de Notícias
Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário