sábado, 6 de julho de 2013

Menino de Esteio que sonha em ser médico conhece casa que vai morar

Moradia foi alugada pela prefeitura de Esteio e família de José Luiz deve se mudar na próxima semana

Menino de Esteio que sonha em ser médico conhece casa que vai morar Carlos Macedo/Agência RBS
Jorge (na frente), Matheus (à esquerda), Tatiana e José conhecem casa que os abrigará nos próximos seis  mesesFoto: Carlos Macedo / Agência RBS

Uma das primeiras frases que José, o menino nota 10 de Esteio, disse quando viu a casa que deve ocupar nos próximos dias foi:

— Olha, aqui dá para ligar o meu computador que está na caixa. Dá para comprar internet, né mãe?.

As palavras foram proferidas enquanto o adolescente de 15 anos, José Luiz Camboim Moni, inspecionava os cômodos tingidos de verde da nova e ampla residência. Uma casa com três quartos, lavanderia, cozinha, sala, garagem e um pátio espaçoso será o paradeiro provisório da família que há nove meses tem a ponte da BR-116 como teto.

 

O imóvel foi locado pela prefeitura de Esteio como medida de urgência até que a rede de solidariedade encabeçada por médicos, gaúchos e colorados, — que se sensibilizaram com o fato de José estudar pensando em, no futuro, seguir a mesma profissão — consiga comprar a casa definitiva. Prevendo os trâmites burocráticos que possam emperrar o processo, poderão ocupar a residência por seis meses.

A construção fica quase em frente ao terreno que a família morava antes de se assustar com a dívida de IPTU e correr para buscar abrigo debaixo do pontilhão.

— Agora que trouxemos a Tatiana (a mãe) aqui e ela gostou, já podemos assinar os papeis. No máximo até o final da próxima semana deve estar tudo resolvido e ela poderá se mudar quando quiser — disse o secretário de Administração do município, Uéverson Costa Alves.

Jorge, o irmão caçula, de 11 anos, corria de um lado para o outro.

—Aqui tem mais segurança. Não tem aqueles carros passando toda a hora — argumentou o menino.

Muitos são os planos para a nova moradia. A mãe, de 35 anos, lembrou que agora poderá ligar a geladeira desativada, terá onde guardar os materiais e livros que os filhos ganharam e acomodar as roupas decentemente.

— Tu viu que tem um banheiro. Primeira coisa que eu pensei é que vou poder colocar um chuveiro ali — disse Tatiana.

Em busca do sonho em programa da Rede Globo

Um mês após ter sua história contada em Zero Hora - e mobilizado centenas de pessoas dispostas a ajudá-lo -, José Luiz foi convidado a participar do quadro 'Agora ou Nunca', no Caldeirão do Huck.

Ele e a mãe viajaram ao Rio de Janeiro no dia 25 de junho e passaram aquela semana treinando para as provas que valiam prêmio em dinheiro. Eles gravaram o quadro ao lado de Luciano Huck, três dias depois, quando o restante da família também embarcou à cidade carioca. O programa será exibido na tarde de hoje.

Faceiros com a experiência de ter viajado de avião, se hospedado em hotel, conhecido o Rio, visitado as instalações do Projac, — o local onde são gravadas as novelas, séries e programas da Rede Globo — estão agora ansiosos para se enxergarem na telinha.

— Fizemos muitos amigos por lá. O auditório torceu bastante para eu ganhar. Foi muito legal participar do programa, mas eu estava muito nervoso — contou José.

Na escola, é o dia da Festa Junina. Um telão foi montado para que os colegas possam assistir ao programa quando for ao ar. A família pretende assistir em casa, quem sabe uma das últimas atividades em família debaixo da ponte.

Assista ao vídeo que conta a história de luta de José Luiz:




Fonte: Kamila Almeida | ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário