quarta-feira, 10 de julho de 2013

Manifestantes ocupam Câmara de Porto Alegre

Grupo favorável ao passe livre interrompeu sessão com faixas e palavras de ordem

   Manifestantes ocupam Câmara de Porto Alegre (Crédito: Elson Sempé Pedroso / CMPA / CP)

A Câmara de vereadores de Porto Alegre foi ocupada por manifestantes favoráveis ao passe livre por volta das 17h30min desta quarta-feira. De acordo com o vereador João Derly (PC do B), os manifestantes interromperam a sessão com faixas, palavras de ordem e tomaram o plenário.

O Movimento Bloco de Lutas e Passe Livre ocupava as galerias do plenário antes de entrar no local. Por causa do ato, o presidente da Casa, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), encerrou a sessão ordinária e se propôs a conversar com um grupo de representantes. 

Após tentar o diálogo com o movimento, o presidente cogitou a reintegração de posse, caso o grupo não colabore. “Da nossa parte, o diálogo está aberto. Se não houver da parte deles, vamos para as medidas judiciais cabíveis”, afirmou Duarte.

Os manifestantes também pedem que os portões da Câmara sejam abertos. A entrada da Casa foi bloqueada pelos ativistas que estão na rua, impedindo que carros entrem ou deixem o local. Cerca de 50 pessoas ocuparam o plenário, e o protesto não tem data para terminar. "Continuaremos acampando aqui por dias e dias, se for necessário. Até conseguir o passe livre", gritam.

Segundo a vereadora Sofia Cavedon (PT), além do passe livre, os ativistas exigem a transparência nas contas das empresas. "Essa é uma situação que já ocorreu em várias câmeras. Eles pedem o passe livre e a abertura das contas do transporte em Porto Alegre. O presidente está conversando com eles e vamos aguardar os acontecimentos", disse Sofia à Rádio Guaíba.

Com informações de Paulo Roberto Tavares. 

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário