segunda-feira, 15 de julho de 2013

Manifestantes negam sair da Câmara de Porto Alegre sem retomada de diálogo

Justiça determinou reitegração de posse do prédio no sábado

   Grupo ocupa a Câmara Municipal de Porto Alegre desde a quarta-feira
   Crédito: Vinícius Roratto

Continua o impasse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Em pronunciamento no início da tarde desta segunda-feira, manifestantes ligados ao Bloco de Luta pelo Transporte Público que ocupam a Casa desde a última quarta, defenderam a retomada do diálogo, porém, informaram que não pretendem sair do plenário, mesmo com ordem judicial. "Não há possibilidade de sairmos da Câmara sem indicativo de reabertura do diálogo para o encaminhamento dos dois projetos", diz uma carta assinada pelo grupo e lida à imprensa.

Os manifestantes também criticaram a decisão do presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Thiago Duarte (PDT), de suspender o expediente da Casa nesta segunda-feira, sob a alegação de que a medida era para preservar a integridade física dos parlamentares e servidores públicos, em razão da permanência do grupo no plenário.

No sábado, a Justiça determinou a reintegração de posse do prédio no primeiro dia útil, entre 6h às 20h. Mais cedo, o presidente da Câmara reuniu-se com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pedro Westphalen (PP). Na ocasião, o pedetista disse que há falta de apoio por parte do governo estadual, já que não teve atendida a sua solicitação de reforço da segurança na Câmara por parte da Brigada Militar. "Estamos denunciando aqui um crime de responsabilidade", concluiu. 

Diante da situação, Westphalen solicitou aos vereadores a elaboração de um relatório das ocorrências durante a ocupação dos manifestantes. O documento será levado à reunião da Mesa Diretora da Assembleia, convocada às pressas para à tarde.

Mais tarde, Westphalen recebeu o deputado Adão Villaverde (PT), acompanhado dos vereadores da Capital Alberto Kopittke e Eng. Comassetto, ambos do PT. Eles representam a parcela de vereadores que apoia o Bloco de Luta pelo Transporte Público. No encontro, os parlamentares manifestaram a vontade de encontrar uma saída pacífica para a desocupação.

No final de semana, os manifestantes avaliaram a proposta apresentada pela Câmara de Vereadores na sexta-feira. Em assembleia no sábado, eles haviam definido que o grupo iria encaminhar uma solicitação para a abertura das planilhas de contas da empresas de transporte público da Capital. Além disso, pediriam a convocação de uma audiência pública para tratar do assunto e a implementação do passe livre para estudantes, idosos e desempregados.

Para o grupo, tais propostas deveriam ser apreciadas na primeira semana de agosto, após o recesso parlamentar, que começa nesta quarta-feira, dia 17 de julho. Ainda durante uma assembleia, os membros do movimento social haviam decidido que deixariam a Casa nesta segunda. Porém, diante do pedido de reintegração de posse, o discurso mudou.

O grupo chamou a medida de repressora e, em carta aberta divulgada pelas redes sociais, o Bloco de Luta Pelo Transporte Público classificou como “unilateral e incompetente” o rompimento do diálogo. “Indicamos a desocupação da Câmara na segunda-feira, na parte da manhã, visto que, durante este fim de semana, estamos promovendo um seminário aberto à população, com debates e aulas públicas relacionados à questão do transporte público. Ainda assim, vimos todo o nosso esforço de negociação ser rompido”, diz o texto.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário