segunda-feira, 1 de julho de 2013

Manifestantes desocupam Câmara de Vereadores de Santa Maria

Presidente da Casa assinou documento em que se comprometeu a afastar o procurador jurídico

   Manifestantes desocuparam prédio da Câmara (Crédito: João Vilnei / Especial / CP)


Começou na madrugada desta segunda-feira a desocupação da Câmara de Vereadores de Santa Maria, invadida há seis dias por manifestantes. Por volta das 8h30min, restavam apenas cinco pessoas na Casa. O grupo decidiu deixar o local após o presidente do Legislativo municipal, Marcelo Bisogno (PDT), assinar um documento, na noite desse domingo, em que se comprometeu a exonerar o procurador jurídico Robson Zinn em até 30 dias – principal reivindicação dos manifestantes.

Robson Zinn rebateu as informações de que estaria intervindo na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as mortes na boate Kiss. O procurador alegou que a ocupação do prédio teve cunho político. "Por trás do movimento estava o Partido dos Trabalhadores", afirmou. Ele criticou ainda o presidente da Associação dos Familiares e Sobreviventes de Vitimas da Tragédia de Santa Maria (AFSVT), Adherbal Ferreira. Segundo Zinn, Ferreira faltou com o respeito durante uma reunião da CPI, quando ameaçou a integridade física das vereadoras Maria de Lourdes Castro (PMDB) e Sandra Rebelato (PP). "Na oportunidade, eu intervim, o que deixou Adherbal irritado e começou uma perseguição a minha pessoa", argumentou. 

O vereador Ademar Pozzobom (PSDB), que deixou a mesa diretora da Câmara de Vereadores, disse que Robson Zinn teve uma sequência de falhas no cargo. O presidente da Casa se comprometeu ainda que deixarão o postos os três vereadores que integravam a CPI da Kiss: Maria de Lourdes Castro (PMDB), Sandra Rebelato (PP) e Tavores Fernandes (DEM). Os manifestantes já começaram a limpeza do prédio, que deve ser concluída até quarta-feira.

O principal motivo da ocupação foi o vazamento da gravação de uma conversa entre dois vereadores que integram a CPI e um assessor. No áudio, com mais de 42 minutos, a presidente da comissão, Maria de Lourdes Castro (PMDB), o vice, Tavores Fernandes (DEM), e o assessor, que seria o autor da gravação, tece críticas à mudança de posicionamento da vereadora Sandra Rebelato (PP), relatora da CPI. Na gravação, o trio diz que a investigação não pode chegar ao secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica, nem ao prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. 

   Manifestantes vão concluir limpeza do prédio até quarta-feira / Foto: João Vilnei / Especial / CP

Fonte: Renato Oliveira | Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário