domingo, 7 de julho de 2013

Incêndio: Reunião avalia estragos no Mercado Público neste domingo

Incêndio no prédio só foi controlado após duas horas de trabalho dos bombeiros

   Incêndio destruiu quase todo o segundo andar do Mercado Público
   Crédito: Mauro Schaefer

A avaliação dos danos ao prédio e aos comerciantes do Mercado Público será feita na manhã deste domingo, em uma reunião entre representantes dos permissionários e a Prefeitura Municipal, na sede da prefeitura. O encontro também deve ter a presença do Corpo de Bombeiros. As chamas só foram controladas após mais de duas horas de combate dos bombeiros, que contaram com apoio de guarnições do interior. Para a madrugada, o policiamento foi reforçado na região, para evitar saques. 

 Para Fortunati, Capital não está preparada para grandes incêndios

 Michels garante que não faltou efetivo ao Corpo de Bombeiros

Parte dos prejuízos dos 111 permissionários do Mercado Público de Porto Alegre será ressarcido por um fundo que os comerciantes mantêm em conjunto. O grupo, porém, por meio de seu presidente, Ivan Vieira, já pediu um auxílio. “A gente tem um fundo, mas com certeza a gente vai precisar mais”, estimou ele. “A prefeitura disse que vai nos dar todo o respaldo para que o mais breve possível o mercado continuar as suas atividades.”

Conforme Vieira, o prédio contava com extintores e hidrantes novos. “As mangueiras de hidrante foram trocadas há 15 dias”, afirmou ele à Rádio Guaíba. “O fogo foi muito forte, foi terrível. Foi uma grande perda para a cidade de Porto Alegre.” No momento em que começou o incêndio não havia ninguém no prédio, que foi fechado às 18h30min, duas horas antes do incidente. As causas ainda não são conhecidas e o presidente da associação dos permissionários preferiu não especular. “Amanhã (domingo) vai ser feito uma perícia e vai ser levantada o que realmente houve, qual foi a causa deste incêndio. Não sei de nada oficial ainda, então não posso dizer onde começou, onde não”, disse.

Além da perícia, uma avaliação estrutural do Mercado Público será realizada. O secretário de Segurança Pública, Airton Michels, estimou que 70% do Mercado Público foi salvo das chamas, que se concentraram no segundo andar e não atingiram o térreo. 
 

Veja vídeos do início do incêndio no Mercado:





Informações dos repórteres Danton Júnior, Laon Espíndula, Luís Sérgio Dibe, Mauro Schaefer, Paulo Roberto Tavares e Tiago Medina (Correoi do Povo); Dico Reis, Gabriel Jacobsen, Luciano Nagel e Mário Lima (Rádio Guaíba)  

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário