segunda-feira, 1 de julho de 2013

Grêmio anuncia Renato como novo técnico

Treinador chega nesta terça em Porto Alegre para comandar o Tricolor no Brasileirão

Renato preenche o perfil desejado pela direção, que desejava contar com técnico com bom trânsito entre os dirigentes
Crédito: Fabiano do Amaral/CP Memória



Não demorou muito para o Grêmio encontrar a solução para a saída de Vanderlei Luxemburgo. Dois dias depois da demissão do treinador, o clube anunciou nesta segunda-feira a contratação de Renato Portaluppi, ídolo do Mundial de 1983 e técnico com passagem pela equipe entre 2010 e 2011. Com novo contrato até dezembro, o profissional retorna ao clube quase dois anos após sua saída. Renato comandou o time pela última vez em 29 de junho de 2011, em empate com o Avaí.

O técnico chega nesta terça em Porto Alegre, acompanhado do preparador físico Alexandre Mendes e de um auxiliar técnico, e já comanda a primeira atividade no clube. A partida de estreia será no próximo sábado, às 18h30min, contra o Atlético-PR, em Curitiba, na retomada do Brasileirão.

O contato entre treinador e direção foi rápido. Questionado sobre a possibilidade ainda no sábado, o empresário de Renato, Gerson Oldenburg, negou telefonema da direção mas deixou claro que o profissional tinha o sonho de voltar ao Grêmio. 

Hoje, porém, Oldenburg, que estava em Porto Alegre, viajou ao Rio de Janeiro, a exemplo do diretor-executivo do Grêmio, Rui Costa, e do assessor de futebol, Marcos Chitolina. O acerto foi rápido.

Renato preenche o perfil desejado pela direção, que desejava contar com técnico com bom trânsito entre os dirigentes e que tivesse história no clube. O treinador está há dois anos sem trabalhar. O último time foi o Atlético-PR em 2011, que assumiu logo depois de deixar o Grêmio. 

Ídolo

Renato é o maior ídolo da história tricolor. Autor dos dois gols na vitória sobre o Hamburgo no Mundial de 1983, deixou o clube em 1987 para acertar com o Flamengo. Retornou ao Grêmio em 1991, após o primeiro rebaixamento do Tricolor, mas não teve uma boa passagem. Com o atacante, o time foi eliminado pelo River Plate na Supercopa e perdeu o Gauchão para o Inter.

Em 2010, Renato assumiu o Grêmio na zona de rebaixamento do Brasileirão após a saída do técnico Silas. Logo na estreia, foi eliminado na Sul-Americana pelo Goiás, no estádio Olímpico. Mas a partir daí comandou uma reação que colocou o time gaúcho na Copa Libertadores do ano seguinte.

No entanto, em 2011 o técnico não repetiu a mesma trajetória. O Grêmio foi eliminado da Libertadores nas oitavas de final pelo Universidad Católica, do Chile, e perdeu o Gauchão para o Inter nos pênaltis, no Olímpico. 

Renato ainda comandou o Grêmio no começo do Brasileirão, mas deixou o clube após um empate com o Avaí em Porto Alegre. Depois disso, o treinador trabalhou no Atlético-PR naquele mesmo campeonato, mas deixou o clube poucos meses depois de ter assumido alegando problemas particulares.    

Fonte: Correio do Povo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário