segunda-feira, 29 de julho de 2013

Frederico Westphalen corre o risco de perder a unidade do Hospital Público Regional


Frederico Westphalen corre o risco de perder a unidade do Hospital Público Regional

Por conta da demora do poder público para dar sequência no projeto que prevê a implementação de uma das unidades do HPR - Hospital Público Regional, a cidade de Frederico Westphalen corre o risco de perdê-lo. Os municípios de Santa Rosa, Rodeio Bonito e Três Passos são cogitados para receber essa unidade caso essa possibilidade venha a se concretizar. Osvaldo Dalla Nora, advogado e membro da comissão executiva do HPR afirma: “Precisamos de mais ação por parte dos governantes do município, estamos na inércia.” Segundo ele a cidade necessita da realização desse projeto, pois o Hospital Divina Providência, assim como os demais da região em que o HPR deve abranger possui carências, tanto na área estrutural, quanto no que se refere ao atendimento. “Cabe aos governantes do município essa decisão” destaca ainda.

Implementação:

O projeto do HPR prevê a abertura de duas unidades, uma em Palmeira das Missões, sendo a construção de uma nova estrutura e em Frederico Westphalen a reforma do Hospital Divina Providência.         
O custeio das obras será realizado com recursos do Estado e da União, e este está estimado em mais de 140 milhões, dois quais praticamente 1/3 já está em caixa.

Essas unidades devem fornecer estrutura para atender 72 municípios da região com atendimento totalmente gratuito, 100% SUS.

Alunos da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM estão juntamente com a equipe de trabalho do HPR fazendo um levantamento nesses municípios com o objetivo de analisar as condições da saúde na região para implementar uma rede que suporte as demandas no atendimentos do futuro hospital. A coordenadora adjunta da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS de Frederico Westphalen ressalta “Esse hospital é um sonho para nossa cidade, não podemos deixar por isso, ele precisar ser realizado.”

Postado por Viviane Lara
Fonte: NorteRS
27/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário