terça-feira, 16 de julho de 2013

Conflito entre indígenas e agricultores deixa quatro feridos em Sananduva

Briga generalizada ocorreu perto de área ocupada em Sananduva, diz BM.
Três produtores e um indígena precisaram de atendimento em hospitais.


Agricultor ferido em conflito com indígenas em Sananduva RS (Foto: Adriel Dalsolio/Arquivo Pessoal)
   Agricultor de 65 anos sofreu ferimento no olho
   (Foto: Adriel Dalsolio/Arquivo Pessoal)

Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas em um confronto entre agricultores e indígenas na segunda-feira (15) em Sananduva, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Três agricultores e um indígena precisaram ser atendidos em hospitais, diz a Brigada Militar.

Segundo a polícia, a briga generalizada entre índios e produtores rurais ocorreu próximo a uma propriedade rural ocupada por indígenas desde domingo (7), na localidade de São Caetano, interior do município, após um pedido de reintegração de posse. 

“Estava tudo pacífico. Os líderes dos dois grupos haviam entrado em um acordo. Já estávamos nos dispersando quando os indígenas vieram correndo atrás da gente com pedaços de pau. Saímos correndo, mas um senhor ficou para trás e foi agredido”, disse o produtor Adriel Dalsolio ao G1.

O homem de 65 anos sofreu ferimentos no olho. Ele foi atendido no hospital São João, de Sananduva, e depois transferido para o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, para fazer exames mais detalhados. Outros dois agricultores e um indígena também foram levados para o hospital da cidade.

Os índios, de Cacique Doble, alegam que a propriedade, de pouco mais de dois hectares, faria parte da demarcação de terras feita pela Funai. Eles reivindicam agilidade do órgão no processo de demarcação de terras no estado sobre áreas em Sananduva e em Cacique Doble.

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário