quarta-feira, 3 de julho de 2013

Comando da BM tenta evitar protesto de policiais na sexta-feira

Manifestação acontece à tarde e visa cobrar do governo do Estado melhorias salariais e no plano de carreira dos PMs


Nem uma reunião de última hora entre o comando da Brigada Militar e representantes classistas da corporação vai evitar que policiais militares realizem um protesto, na próxima sexta-feira, em Porto Alegre. É o que prometem as associações da categoria, que se reuniram terça-feira com o Comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes.

O protesto está previsto para iniciar às 13h de sexta e visa cobrar do governo do Estado melhorias salariais e no plano de carreira dos PMs. A concentração será em frente ao Quartel-general da Brigada Militar, na Rua dos Andradas, centro de Porto Alegre. Dali, os PMs marcharão até a Praça da Matriz, onde está prevista uma audiência pública na Assembleia Legislativa, às 15h.

O encontro que tentou evitar o protesto foi realizado na sede da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (ASSTBM) e reuniu presidentes de 10 entidades de classe dos policiais. Além da anfitriã, por exemplo, estavam presentes a Associação de Servidores de Nível Médio da BM (Abamf) e a dos Oficiais (AsofBM). O objetivo era definir se haveria ou não a caminhada dos servidores do nível médio da Brigada Militar.

O comandante Sérgio solicitou espaço para falar e tentou dissuadir a categoria da executar a manifestação, com o argumento de que isso seria desgastante e que o comando não merecia passar por tal situação. Ele mencionou também o temor de descontrole nos protestos, como aconteceu em 2011, quando PMs em todo o Estado realizaram bloqueios de rodovias e incêndios de barricadas, na tentativa de chamar a atenção. As associações então se manifestaram. Admitiram que ocorreram avanços trabalhistas, mas que os anseios da categoria ainda não haviam sido atendidos. Entre as reivindicações atuais está melhoria da situação salarial dos integrantes do nível médio, cuja negociação está prevista para acontecer.

Leonel Lucas, presidente da Associação dos Servidores de Nível Médio da BM, diz que a expectativa é reunir milhares de PMs. Ele acredita ser possível reunir mais de 5 mil policiais na manifestação — especialmente os que estão de folga neste dia. Devem participar também familiares dos brigadianos.

O que pedem os PMs

— Reajuste salarial para soldados, sargentos e tenentes.

— Padronização das horas-extras, que hoje são diferenciadas entre praças e oficiais. A ideia é que o valor seja único, para todos.

— Mais vagas nas promoções.

— Mais cursos de sargentos. Uma das alegações para não haver mais vagas nos cursos de sargento é a falta de espaço físico e instrutores, uma vez que ingressam, anualmente, turmas grandes de formação de soldados para recompor o quadro da instituição.

Fonte: Humberto Trezzi | ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário