sexta-feira, 12 de julho de 2013

Após confusão, vereadores pedem desocupação da Câmara de Porto Alegre

Manifestantes teriam agredido fotógrafo e presidente tomará “medidas judiciais cabíveis”


   Manifestantes teriam agredido fotógrafo e presidente tomará “medidas judiciais cabíveis”
   Crédito: Elson Sempé Pedroso / Câmara Municipal de Porto Alegre / CP


Após um incidente na tarde desta sexta-feira entre manifestantes e fotógrafo da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, os parlamentares resolveram pedir a desocupação do Legislativo ainda hoje. O presidente da Casa, Dr. Thiago Duarte, entregou ao grupo que está no local desde quarta uma carta de resposta, em que se compromete com parte das reivindicações do Bloco de Lutas. 

O presidente e um fotógrafo da Câmara teria sido agredidos pelos manifestantes por volta das 17h30min. Alguns integrantes do grupo teriam subido ao terceiro andar do Legislativo, desobedencendo o acordo de ficar apenas no Plenário. Os ativistas estariam tentando invadir a sala da TV Câmara porque acreditavam que haviam profissionais de uma empresa de comunicação no local. 

Com o objetivo de registrar o que estava acontecendo, o presidente e fotógrafo foram até o local e teriam sido agredidos pelos manifestantes. “Teve esse incidente lamentável. É a segunda vez que a sala da TV Câmara foi forçada pelos manifestantes. Eles saíram do plenário para forçar a entrada nneste espaço. Observamos que isso ocorreu, fomos lá e nosso repórter fotográfico foi agredido. Vamos tomar as medidas judiciais cabíveis”, afirmou Duarte. 

O presidente recebeu no início desta tarde desta sexta a lista de reivindicações do grupo. O vereador alegou que algumas cobranças do grupo não compete aos vereadores, como a quebra do sigilo bancários das empresas de transporte. Após a entrega das exigências, o movimento deve se reunir no final desta tarde para avaliar a permanência no local durante o fim de semana.

O Bloco de Lutas negou, porém, qualquer tipo de agressão. Em nota, o grupo disse que a Casa está buscando uma alternativa para pedir a reintegração de posse. "O apoio do restante da população é extremamente importante agora, pois a presidência da Câmara está se utilizando de diversas estratégias para tentar justificar um processo de reintegração de posse ou uma intervenção precoce da Brigada Militar. A última delas foi a ideia fantasiosa de que um manifestante teria tentado agredir o presidente da Câmara, espalhada pelo próprio vereador na mídia. Atenção para esses boatos e, mais do que nunca, solidariedade à ocupação da Câmara, para que possamos continuar pautando um debate produtivo sobre o transporte público em Porto Alegre", publicou o movimento.


*Com informações dos repórteres Laion Espíndula e Lucas Rivas 

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário