quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vereadores condicionam fala à desocupação da Câmara em Santa Maria

Grupo está acampado na Casa desde a tarde de ontem

   Manifestantes estão há 24 horas na Câmara (Crédito: Mauro Shaefer)


Três dos vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as mortes no incêndio da boate Kiss, os quais manifestantes que ocupam a Câmara de Vereadores de Santa Maria pedem o afastamento, decidiram, na tarde desta quarta-feira, que vão falar à sociedade, mas somente quando a Casa for desocupada. Pelo menos 150 pessoas estão há 24 horas acampadas no local.

O grupo também exige a exoneração do procurador jurídico da Câmara de Vereadores, Robson Zinn, presidente do PMDB, mesmo partido do prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. Foi definido na reunião desta tarde que só será tomada alguma providência depois que os manifestantes explicarem as razões do pedido, o que ainda não aconteceu. Os parlamentares que compõem a CPI também são da base aliada do Executivo municipal.

À tarde, os membros da CPI da boate Kiss falariam em uma entrevista coletiva. Porém, uma nota oficial da Câmara de Vereadores informou que a Casa estava "impossibilitada de retomar atividades legislativas" e o evento foi suspenso. 

Várias lideranças políticas e representantes de movimentos sindicais estiveram na Casa, além de estudantes e parentes das vítimas da tragédia na boate Kiss. Apesar da invasão, a mobilização é pacífica e integrantes da Guarda Municipal acompanham a movimentação. A Brigada Militar (BM) deslocou uma viatura para o local, mas informou que não recebeu solicitação para realizar a evacuação da Câmara de Vereadores. 

Áudio suspeito

O principal motivo da ocupação foi o vazamento da gravação de uma conversa entre dois vereadores que integram a CPI e um assessor. No áudio, com mais de 42 minutos, a presidente da comissão, Maria de Lourdes Castro (PMDB), o vice, Tavores Fernandes (DEM), e o assessor, que seria o autor da gravação, tece críticas à mudança de posicionamento da vereadora Sandra Rebelato (PP), relatora da CPI. Na gravação, o trio diz que a investigação não pode chegar ao secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica, nem ao prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. 

Os vereadores analisaram o conteúdo do áudio com os líderes da manifestação e anunciaram que o caso será examinado pela Comissão de Ética. O advogado da Associação dos Familiares Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss (AVTSM), Jonas Stecca, pediu uma cópia do áudio, já repassado à Polícia Civil e ao Ministério Público. 

O secretário municipal de Relações de Governo e Comunicação de Santa Maria, Giovani Mânica, emitiu uma nota à imprensa ainda na tarde de terça-feira. No comunicado, Mânica disse que irá ingressar com representação na Câmara para investigar a falta de decoro para cassação do parlamentar e prometeu "ir até as últimas conseqüências para apurar os fatos".

Fonte: Renato Oliveira / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário