quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí comemora 50 anos nesta 4ª feira

Sindicato abrange as cidades de Ijuí, Bozano e Coronel Barros. Comemoração será realizada no sábado, 29, na comunidade do Santana. 

Carlos Karlisnki, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, concedeu entrevista ao Portal ijuhy.com para falar sobre os 50 anos do Sindicato. Foto: Maraísa Forgiarini 


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí comemora 50 anos nesta quarta-feira, 26 de junho. Para falar sobre a história do Sindicato, o Portal ijuhy.com conversou com o Presidente Carlos Karlinski.

“A história do Sindicato é muito bonita e chama a atenção pelas grandes transformações. Na época da formação faziam parte os municípios de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Nova Ramada, Bozano, Coronel Barros e Boa Vista, eram 80 núcleos de base”, explica o Presidente.

Karlinski ressalta que na história do Sindicato tem várias datas iniciais, como o dia 22 de agosto de 1961 que foi realizada uma assembleia, o dia 24 de junho de 1962 com a assembleia de agricultores e carta sindical em 1965.

“No dia 26 de junho que celebramos a criação do Sindicato foi realizada uma assembleia para adequação dos dois sindicatos que haviam em função do Ministério do Trabalho”, disse.

O Presidente destaca que na época da criação do Sindicato em torno de 70% da população vivia no campo e em Ijuí atualmente são apenas 9%.

“Muitas conquistas foram realizadas, tirando o período da Ditadura onde os sindicatos só puderam fazer assistencialismo. Em 1980 as mulheres trabalhadoras rurais começaram a se mobilizar e nessa caminhada muitas pessoas tiveram contribuição como a Igreja, a Faculdade de Filosofia veiculada a Fidene, os Freis Capuchinhos e outros”, comenta.

Ele ainda disse que o Sindicato nasceu de uma grande mobilização com a organização dos núcleos de base.

“É um dos sindicatos que tem uma boa referência no Brasil em termos das nossas conquistas”, enfatiza.

Conquistas do Sindicato

O Presidente Carlos Karlisnki ressalta que o Sindicato teve conquistas na área da saúde.

“Em 1980 foi um marco fizemos uma manifestação e uma assembleia com mais de 3 mil agricultores para termos condições melhores na saúde. Além disso, tivemos conquistas na Previdência Social, pois antes não éramos reconhecidos como trabalhadores e nos aposentávamos com apenas meio salário mínimo”, explica.

Ele contou que com a Constituição de 1988, a categoria foi reconhecida como profissional e passou a receber de aposentadoria um salário integral.

Karlinski disse também que o Sindicato se mobilizou em relação ao confisco do soja, a luta por uma política agrícola diferenciada e em 1995 com o Pronaf que foi uma melhoria para os agricultores.

De acordo com o Presidente recentemente uma das dificuldades era a habitação dos agricultores.

“Agora está melhorando, a Caixa Federal e o Banco do Brasil estão ajudando neste sentido. Na área de atuação do Sindicato são mais de 500 casas novas e reformas. Isso mudou a auto-estima dos agricultores”, explica.

O Sindicato também tem investido na educação para os jovens.

“Estamos investindo bastante na Casa Familiar Rural, onde os jovens tem oportunidade de trabalhar o projeto de vida. Hoje temos um meio rural envelhecido  e masculinizada e junto com as famílias temos buscado alternativas para resolver o problema da sucessão rural”, relata.

Comemoração

A comemoração dos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí será no sábado, 29, na comunidade do Santana.

Para às 9h30 está programada a recepção aos convidados, para às 10h haverá o pronunciamento de autoridades, a história do Sindicato e mística, ao meio dia almoço e a tarde reunião dançante com a Banda Eickhoff.

Os convites para o almoço já estão esgotados e a comemoração deve reunir mais de 500 pessoas.

Fonte: Maraísa Forgiarini | PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário