quarta-feira, 26 de junho de 2013

Excesso de chuvas obriga hidrelétrica na divisa com SC a abrir comportas

Acúmulo de água no reservatório da Usina Itá chegou a 98,1%

   Acúmulo de água no reservatório da Usina Itá chegou a 98,1% (Crédito: Diego Collet / Especial / CP)


Devido ao acesso de chuvas na região do Alto Uruguai, a Usina Hidrelétrica Itá, situada na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, precisou abrir as comportas para amenizar o acúmulo de água. A medida está em andamento desde a terça-feira, quando o nível no reservatório chegou a 98,1%, e deve ser mantida até o final de semana.

De acordo com o gerente regional de Usinas do Rio Uruguai, administradas pela Tractebel, Diego Collet, das seis comportas, duas foram abertas. Isso, porém, não deve causar transtornos nos municípios da fronteira do estado com a Argentina, já que, com a construção da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, abaixo de Itá, ocorre um represamento natural.

Nos últimos cinco dias, o volume de chuva atingiu 124 milímetros, o que elevou o nível de água na região, que possui muitos rios e córregos que desembocam no rio Uruguai. O lago recebia e liberava ao mesmo tempo 2.391 metros cúbicos de água por segundo. O tempo permanece nublado, com alguns períodos de chuvas esparsas. 

A Usina Hidrelétrica Itá fica no rio Uruguai entre os municípios de Aratiba (RS) e Itá (SC), a 55 km de Erechim. A usina tem capacidade máxima para gerar até 1.450 megawatts (MW). A Usina Hidrelétrica Itá tem capacidade para atender 30% da demanda energética do Rio Grande do Sul ou 50% da demanda de energia de Santa Catarina. A utilização da energia, no entanto, é administrada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Na mesma região, a Usina Hidrelétrica Machadinho, que fica entre os municípios de Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), estava com 45,83% da sua capacidade máxima na tarde dessa terça. A vazão da água era de apenas 313 metros cúbicos por segundo, mas o ingresso no reservatório era de 1.692 metros cúbicos de água por segundo. A previsão, no entanto, é que ainda nesta quarta o lago acumule um grande volume de água. 

Fonte: José Ody / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário