sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estudante de Crissiumal se classifica em concurso de Fotografia


A SNJ divulgou na última semana o resultado do 1º concurso de prosa, poema e fotografia, promovido no âmbito do Plano Juventude Viva. 

É com muito orgulho que a Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, de Crissiumal, compartilha que o trabalho da aluna Luana Klein Martins, 16 anos, que estuda no 3º ano do Ensino Médio, foi classificado na categoria FOTOGRAFIA. A fotografia não pode ser divulgada por questões do regulamento. Duas alunas da escola haviam participado do concurso.

Ao todo foram selecionados 30 trabalhos, apresentados nas três categorias – prosa, poema e fotografia – por jovens de 15 a 29 anos. A seleção foi feita por uma comissão, composta por representantes da SNJ, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Fundação Cultural Palmares e pela fotógrafa Denise Camargo.

Com inscrições abertas no período de 3 de janeiro a 30 de abril, o concurso teve por objetivo incentivar a reflexão sobre o tema, estimulando jovens de todo o país a expor suas ideias e debater com a sociedade a condição da juventude negra e os desafios que vivenciam para o exercício pleno da cidadania. Todos os trabalhos, que serão premiados com uma publicação, foram desenvolvidos a partir do tema “O que desejo em 20 de novembro de 2020?”. De acordo com os organizadores, a maioria dos participantes tem idade entre 15 e 17 anos e vivem em municípios contemplados pelo Plano.

Sobre o Plano - O Juventude Viva tem a finalidade de prevenir e reduzir a violência contra os jovens, especialmente os jovens negros, que são hoje as principais vítimas dos homicídios no país. Os dados mostram que as mortes atingem sobretudo os jovens de 15 a 29 anos, negros e do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Em resposta a esse desafio, o governo federal lançou o Plano, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O Plano reúne ações que vão desde a criação de oportunidades de inclusão social e autonomia à oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio. Trata-se de um esforço inédito do conjunto das instituições para enfrentar a violência contra os jovens, somando esforços com a sociedade civil para a sua superação. Lançado inicialmente em Alagoas, em 2012, a iniciativa será estendida, em 2013, para o Distrito Federal, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo e Pará.

Escola Rocha Pombo/Foto: Arquivo Pessoal
Trespassos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário