sexta-feira, 28 de junho de 2013

Confusão termina após duas horas em Porto Alegre

Pela quinta vez em 14 dias, protesto começa pacífico, mas acaba gerando tumulto

   Confusão termina após duas horas em Porto Alegre (Crédito: Ricardo Giusti)


Depois de viver duas horas de tensão, o clima em Porto Alegre voltou a se acalmar por volta das 22h30min desta quinta-feira. As linhas de ônibus voltaram a circular na região central da Capital neste horário, quando havia pelo menos três pessoas feridas – dois policiais e uma adolescente. Pela quinta vez em duas semanas, a manifestação pacífica terminou em confronto, desta vez iniciado na Praça da Matriz, que chegou a ser ocupada por 5 mil pessoas. 

Mais uma vez, um rastro de vandalismo e destruição varreu algumas ruas do Centro e da Cidade Baixa. A Brigada Militar (BM) voltou a disparar bombas de gás lacrimogêneo, apesar de não reagir a provocações iniciais ainda na frente do Palácio Piratini – atitude que foi parabenizada pelo governador Tarso Genro. 

Até as 23h20min, oito pessoas haviam sido detidas e um menor apreendido. Dois policiais se feriram – um ao cair da moto e outro levou uma pedrada na cabeça. Uma adolescente deu entrada no Hospital de Pronto Socorro após ter passado mal quando inalou gás lacrimogêneo. 

Confusão começou após reunião com governador

A confusão e as cenas de violência iniciaram por volta das 20h30min desta quinta-feira, minutos depois de um grupo de manifestantes apresentar uma pauta de reivindicações ao governador no Palácio Piratini. “Temos a informação que há a presença de grupos neonazistas que estão aí para atrapalhar o movimento”, afirmou Tarso. 

Minutos depois da entrevista de Tarso, o confronto eclodiu. Centenas de pessoas se dispersaram por ruas do Centro e da Cidade Baixa. Ainda no Centro, no viaduto da avenida Borges de Medeiros, um conflito com a BM foi mais forte. Em seguida, grupos de vândalos foram à Cidade Baixa e causaram um rastro de vandalismo nas ruas do bairro e na avenida João Pessoa. Carros foram quebrados e outros tiveram objetos furtados. 

 
   Policial militar foi atingida por uma pedra na cabeça / Foto: Ricardo Giusti


Moradores se revoltam

Houve reação da população. Na Travessa do Carmo e na João Alfredo, um grupo de cerca de 20 moradores desceu à rua armados com paus e facas e expulsaram vândalos. Mais tarde, quando a Brigada Militar chegou, eles apontaram o caminho da fuga. Na segunda-feira, os comerciantes da João Alfredo tiveram prejuízos com a ação de baderneiros. 


O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) se comprometeu em começar às 23h30min a operação de limpeza da cidade. Diversos contêineres foram virados e dois foram queimados, de acordo com o diretor do órgão, André Carús. O departamento retirou 90 contêineres durante o dia. 

*Com informações da Rádio Guaíba

Fonte: Correio do Povo
Atualizado em 28/06/2013 07:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário