terça-feira, 23 de abril de 2013

Responsável por maior cárcere privado do RS é condenado

Rodrigo Luciano Luz pegou pena de 23 anos, um mês e 15 dias de reclusão
   Rodrigo Luciano Luz pegou pena de 23 anos, um mês e 15 dias de reclusão
   Crédito: Laira Souza Sampaio / Especial / CP


     O Tribunal do Júri de Canoas condenou Rodrigo Luciano Luz à pena de 23 anos, um mês e 15 dias de reclusão, em regime inicial fechado. O réu foi condenado por tentativa de homicídio qualificado e pelo cárcere privado da ex-companheira e de seus dois filhos, por mais de 69 horas, entre os dias 12 e 15 de fevereiro de 2010, em uma casa no bairro Guajuviras.

     O julgamento foi presidido pela Juíza Lourdes Helena Pacheco da Silva, da 1ª Vara Criminal de Canoas. O réu foi absolvido da acusação de adquirir e adulterar de chassi de carro roubado, utilizado na noite do crime.

     Conforme a denúncia do Ministério Público, no dia 12, às 23h, o acusado, portando arma de fogo, entrou na residência da ex-companheira, mantendo a ela e seus filhos (um menino de 11 anos e uma menina de sete anos, à época) em cárcere privado, até ser libertada, às 20h30min da noite do dia 15, configurando o mais longo caso de cárcere privado da crônica policial do Estado.

     O réu também respondeu pela tentativa de homicídio do namorado da irmã da vítima. Juntamente com membros da Brigada Militar, ele tentou entrar na casa onde ocorria o cárcere. Recebidos a tiros pelo acusado, o cunhado da vítima acabou ferido.

     Luz permanecerá recolhido no Presídio Central, em Porto Alegre, e não poderá apelar da sentença em liberdade. O julgamento pelo Tribunal do Júri havia sido inicialmente marcado para o dia 2/4/2012. No entanto, ocorreu o adiamento, pois a defesa solicitou exame de insanidade mental. O laudo feito pelo Instituto Penal Forense (IPF) atestou que o réu tem plena capacidade mental de responder pelas acusações. A defesa impugnou o resultado e nova avaliação foi realizada pelo IPF, tendo a mesma conclusão.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário