segunda-feira, 8 de abril de 2013

Polícia prende suspeito de matar taxistas no Rio Grande do Sul

Homem condenado a 32 anos foi capturado em residência de Cachoeirinha
Polícia prende suspeito de matar taxistas no Rio Grande do Sul Andréa Graiz/Agencia RBS
Crimes provocaram manifestações de taxistas em Porto AlegreFoto: Andréa Graiz / Agencia RBS

     Uma ação da Delegacia Regional de Porto Alegre (DRPA), na noite de sábado, resultou na prisão, em Cachoeirinha, de um foragido de 30 anos, apontado pela Polícia Civil como suspeito dos assassinatos de seis taxistas no Estado. Ele foi preso numa residência, próxima a um valão.

     O chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, confirmou a identidade do foragido capturado. Trata-se do assaltante Roger de Almeida Waszak, conhecido como Canarinho, que desde o dia 2 de janeiro deixou de se apresentar no Instituto Penal de Canoas, onde cumpria pena no regime semiaberto.

     Natural de Porto Alegre e morador do bairro Sarandi, ele soma ao longo da ficha criminal condenações superiores a 32 anos. Foi indiciado por ter assaltado pelo menos oito taxistas entre 2007 e 2008. Detalhe: ele usava uma arma .22, o mesmo calibre utilizado nas mortes dos motoristas em Santana do Livramento e Rivera (Uruguai), na fronteira, no dia 28 de março, e na Capital, em 30 de março. Ele já tinha sido preso diversas vezes antes, inclusive em 2004, sempre por roubo à mão armada, além de ter uma condenação por furto qualificado (arrombamento) em Novo Hamburgo.

     Aos policiais que o prenderam, Waszak disse que tem trabalhado como pedreiro. Ele nega as acusações de assassinato, mas o método usado por ele anos atrás — colocar a arma na têmpora direita das vítimas — coincide com a posição onde foram dados tiros nos seis taxistas executados. Com o fugitivo capturado não foram encontradas armas.

Altura do foragido difere da descrição de testemunha

     Magro e moreno claro, Waszak tem aparência que condiz com algumas descrições do suspeito de matar taxistas. A grande diferença está na altura: o suposto matador teria em torno de 1m70cm. Waszak tem 1m82cm.

     — Estamos averiguando o envolvimento dele. Faltam elementos até agora para comprovar se ele é o assassino dos taxistas, até mesmo porque há algumas diferenças físicas em relação ao que foi descrito por testemunhas — diz o delegado Cleber Ferreira, que comandou a ação no sábado.

     No comando das investigações sobre a série de assassinatos, porém, ainda não há convicção sobre o envolvimento do preso nos crimes. De acordo com o diretor do Departamento de Homicídios, delegado Odival Soares, as características do suspeito não combinariam plenamente com as que são trabalhadas pela polícia até o momento.

     Odival confirma apenas que o nome do foragido consta em uma lista elaborada na última semana com nomes de assaltantes de taxistas foragidos ou que tenham recebido liberdade provisória no feriado de Páscoa. Ranolfo reforça que até o momento não há comprovação da participação do foragido nos homicídios.

     — Só se sabe que ele era assaltante de taxistas e estava foragido — resume o chefe de Polícia.

     Waszak foi levado para o Presídio Central de Porto Alegre. Nesta segunda-feira, será ouvido por agentes que investigam as mortes dos taxistas. Também passará por reconhecimentos de testemunhas dos recentes crimes. Desde quinta-feira, a Delegacia Regional de Porto Alegre faz investigações sobre o caso a partir de denúncias.

Fonte: Carolina Rocha e Humberto Trezzi | ZERO HORA E DG

Nenhum comentário:

Postar um comentário