sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pai de suspeitos dos atentados em Boston declara inocência dos filhos


   Residente no Daguestão afirma que filhos caíram em armadilha dos serviços especiais
   Crédito: Mario Tama / AFP / CP


     Um homem que se apresentou como pai dos irmãos Tsarnaev, suspeitos de serem os autores dos ataques de Boston, defendeu a inocência dos filhos e disse que eles caíram em uma armadilha. “Em minha opinião, os serviços especiais armaram uma armadilha para os meus filhos, porque são muçulmanos fervorosos”, declarou Anzor Tsarnaev à agência Interfax, falando da capital do Daguestão.

     Um dos irmãos foi morto em troca de tiros com a polícia de Boston e o outro fugiu. De acordo com as autoridades, o foragido se chama Dzhokhar Tsarnaev e tem 19 anos. Os dois jovens eram residentes permanentes nos Estados Unidos, em condições legais. 

     As forças especiais da polícia e as autoridades locais emitiram um alerta para que a população "permaneça em casa e longe das janelas" enquanto prossegue a caçada ao segundo suspeito. À noite, um policial morreu em tiroteio no campus do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). 

Suspeito tinha conta no YouTube com conteúdo islâmico

     Uma conta no YouTube em nome de Tsarnaev Tamerlane, o mesmo nome do homem morto nesta sexta-feira nos Estados Unidos e suspeito de estar por trás dos atentados de Boston, continha conteúdo com forte conotação islâmica. A conta em russo no site foi criada em agosto de 2012 nos Estados Unidos e mostra que seu dono compartilhava vídeos relacionados ao islamismo, muito deles rotulados de “terroristas”, e que foram bloqueados.

     Outros, como os intitulados “Islã” e “Os jovens russos convertidos ao Islã”, mostrava discursos de líderes islâmicos. Tamerlane Tsarnaev também assinou o canal “Allah is the one”, há dois meses, na última movimentação da página.

     Na página na Vkontakte, o equivalente russo do Facebook, atribuída a este nome, ele compartilhava links relacionados ao Islã, como o “A minha religião: o Islã”. Ele também escreveu uma piada: “Um carro trafega. Dentro, há um darguin, um checheno e um inguche, quem dirigia o carro? A polícia”.


Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário