sexta-feira, 26 de abril de 2013

Operação "110%" da PC de Ijuí desmantela quadrilha acusada de furtos e roubos em propriedades do interior



     A Polícia Civil desarticulou hoje pela manhã, 26, uma quadrilha especializada em roubos e furtos em propriedades rurais de municípios das regiões noroeste e celeiro. A operação denominada “110%”, foi desenvolvida pela Polícia Civil de Ijuí, com apoio de policiais de outras delegacias da região, além da Brigada Militar.

     O trabalho de investigação durou cerca de três meses. Em Ijuí foram presos Jair Spanenberg, de 41 anos, detido no bairro Storch; Dinamar de Jesus Machado, de 25 anos, e Eder Heleno Agostini, de 23 anos; esses dois últimos localizados no bairro Luiz Fogliato. Em Catuípe, localidade de Santa Tereza, foram presos Gabriel Danúncio Agostini, de 54 anos; e Luis Alberto Somavilla, de 46 anos.

     Apenas Luis Alberto Somavilla foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Com ele a Polícia encontrou uma espingarda e um revólver, ambos de calibre 38, além de munições. Os outros quatro presos foram detidos por mandado judicial de prisão preventiva, ou seja, a Polícia já tinha o planejamento de prender os quatro e acabou prendendo também Somavilla. No entanto, Luis Alberto Somavilla ainda foi enquadrado em crime ambiental, visto que tinha em casa agrotóxicos armazenados de forma inadequada, inclusive produtos que foram apreendidos.

     Os cinco foram encaminhados para a Penitenciária Modulada. Eles vão responder judicialmente por formação de quadrilha, furtos, roubos, posse irregular de arma de fogo e crime ambiental. Durante a operação no início da manhã de hoje os policiais ainda apreenderam veneno, duas motosserras, duas serras circular e até duas réplicas de pistola, possivelmente furtados ou roubados.

     O delegado Bruno Souza Oliveira, que comandou o trabalho, disse que a investigação começou após o roubo de uma caminhonete numa propriedade da Linha 08, em Coronel Barros. O veículo foi localizado em março abandonado na Colônia Santo Antônio, inclusive outra pintura. A caminhonete chegou a ser utilizada pela quadrilha para prática de delitos em propriedades rurais.

     A Polícia Civil de Ijuí também conseguiu identificar que a quadrilha foi responsável pelo furto de defensivos agrícolas da unidade da cooperativa Cotrimaio, no interior de Independência. No dia 24 de março deste ano, Jair Spanenberg, Dinamar de Jesus Machado e Eder Heleno Agostini, tinham sido presos em flagrante por suspeita de estarem tentando furtar peixes num açude na Esquina Bonsucesso, interior de Catuípe.
 
     Já Gabriel Danúncio Agostini havia sido preso no início deste mês em Santa Tereza, também Catuípe, por posse irregular de arma de fogo e receptação, inclusive de agrotóxicos. Dos presos hoje, Éder Heleno Agostini é filho de Gabriel Agostini, portanto, foram detidos pai e filho.

Denominação

     A operação foi intitulada “110%”, por que o apelido de um dos presos hoje era 10%, visto que em outra quadrilha que ele participava, 10% do que era roubado ou furtado em propriedades, era o lucro dele. Como a Polícia Civil trabalha para combater crimes 100%, ficou a denominação de "110%".

Fonte e Foto: RPI - Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário