sábado, 6 de abril de 2013

Metsul diz que tornado é a provável causa da destruição na reserva em Redentora

Destruição na Reserva Indígena
   Imagens de satélite / Reprodução MetSul

     Um tornado foi a provável causa da destruição na comunidade de Estiva, reserva indígena do Guarita, no município de Redentora, no final da tarde de quinta-feira, 4 de abril. É a conclusão da MetSul Meteorologia após análise dos danos e os relatos dos moradores. 

     Sequência de imagens de satélite do canal de vapor d’água mostra que (1) no meio da tarde da quinta-feira a região de Redentora ainda estava sob forte instabilidade com muita umidade de origem tropical, mas (2) no fim do dia ar muito seco, representado na cor vermelha, já ingressava pelo Noroeste do Rio Grande do Sul à medida que o sistema de baixa se deslocava para o Sul. Na madrugada de sexta-feira (3), o ciclone começava a tomar força com ar mais seco já no Noroeste e forte instabilidade junto ao vórtice do sistema no Sul gaúcho e no Leste do Uruguai. Na manhã de ontem (4 e 5) o ciclone já estava configurado e grande parte do Rio Grande do Sul sob ar seco, sendo que na tarde de ontem (6) o ciclone já maduro sobre o Oceano Atlântico estava em processo de afastamento do continente.

     A atmosfera se encontrava muito instável no Rio Grande do Sul durante a tarde da quinta-feira, quando se produziu o evento de tempo severo na cidade do Noroeste do Estado. Uma área de baixa pressão deslocava-se pelo território gaúcho e dava origem a um ciclone extratropical que se tornaria maduro no dia seguinte a Leste e Sudeste do Uruguai. Houve chuva intensa a extrema em diversas cidades gaúchas com transtornos para a população. De acordo com a meteorologista Estael Sias, a atmosfera na região atingida estava quente e úmida com baixa pressão, e o temporal se deu justamente no momento em que ar mais seco e frio impulsionado pelo sistema de baixa pressão começou a ingressar pelo Noroeste gaúcho e o Norte da Argentina, encontrando a atmosfera aquecida e instável na área de Redentora.

Saiba mais sobre o provável tornado e confira fotos da destruição causada em Redentora.

Clique aqui e leia mais no site da MetSul Meteorologia.


Fonte: MetSul Meteorologia
Portela Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário