sexta-feira, 26 de abril de 2013

Funcionários da prefeitura de Ijuí são denunciados pelo MPF por fraude no programa Bolsa Família



     O Ministério Público Federal em Santo Ângelo denunciou 18 funcionários da prefeitura de Ijuí pela acusação de estelionato na obtenção irregular do benefício Bolsa-Família. Foram investigadas 30 pessoas. O procedimento foi instaurado pelo Ministério Público Federal em razão de notícias na imprensa local de que um grande número de funcionários do Poder Executivo ijuiense estaria cadastrado e recebendo, em tese indevidamente, valores do Programa Federal Bolsa-Família.

     Foi determinada a instauração de inquérito policial para investigar as eventuais fraudes e os responsáveis. Além da condenação dos responsáveis, o Ministério Público Federal busca na Justiça a devolução aos cofres públicos dos valores indevidamente recebidos, que somam cerca de 30 mil reais. A acusação indica que servidores da prefeitura de Ijuí teriam sido cadastrados no Cadastro Único, sistema utilizado pelo programa Bolsa Família. No entanto, eles não se enquadrariam no perfil de beneficiários.

     A prefeitura afirma que as famílias denunciadas foram chamadas para prestar depoimentos, mas que ninguém pode ser demitido sem uma determinação judicial. “Eles são concursados, então precisamos de uma decisão concreta do judiciário. No entanto, qualquer benefício que poderia estar sendo destinado a servidores foi bloqueado” declarou a secretária municipal de desenvolvimento social, Neiva Agnoletto.

     O Procurador da República em Santo Ângelo, Osmar Veronese, salienta que as prefeituras, que são as responsáveis pelo cadastro das famílias de baixa renda ou que se enquadrem no sistema de condicionalidades estabelecido no programa, devem ter cuidado ao fazer este cadastramento.

     Veronese alerta para o fato de que “somente o comprometimento e a lisura de todos os envolvidos é que poderá estancar essa lenta sangria dos cofres públicos, situação que finda por desmerecer o programa governamental deixando sem assistência outros cidadãos que necessitariam do auxílio”. “Situações como essa apontam a necessidade de maior rigor e comprometimento das prefeituras com a colheita dos dados familiares que irão alimentar o Cadastro Único. Embora o valor financeiro possa não ser exagerado, o que está em questão é a honestidade no trato com a coisa pública”, complementa.

Fonte: RPI – Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário