terça-feira, 2 de abril de 2013

Funcionários da Cotrijuí realizam mobilização para receber salários atrasados

Objetivo era chamar atenção para situação econômica da cooperativa. Funcionários não recebem desde janeiro. 
Funcionários fecharam a entrada da cooperativa na manhã desta terça-feira, 2, e realizaram uma manifestação com o objetivo de receber os salários que desde janeiro não são pagos. Foto: Karin Franco 


     Os funcionários da Cotrijuí realizaram uma mobilização nesta terça-feira, 2, onde fecharam a entrada da cooperativa.

     O objetivo era chamar a atenção da população sobre a situação dos funcionários que estão com salários atrasados e também sobre a situação econômica da cooperativa.

     De acordo com a presidente do Sindicato dos Comerciários de Ijuí, Rosane Simon, há trabalhadores que estão sem receber desde janeiro.

     Além disso, ela explica que funcionários estão sendo demitidos sem receber seus direitos, e sendo obrigados a entrar na Justiça. A presidente também ressalta a situação do produtor que ainda não recebeu garantias exatas para depositar o produto na cooperativa.

     “Para além de dar essa garantia, de ter fiel depositário para ter armazém geral, a cooperativa precisa negociar com os parceiros comerciais e me parece que isto não está acontecendo, nós não estamos tendo retorno por parte da cooperativa para acertar essas parceiras”, disse Rosane.

     Ela ainda destacou que as entidades não estão contra ninguém e que a greve ainda não é uma opção. “Queremos uma saída para a cooperativa”, disse.

     De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do RS, Vergilio Perius, a Cotrijuí está passando por uma dificuldade financeira, mas há como se recuperar.

     Para ele, a cooperativa precisa começar com o recebimento da safra num primeiro momento e a médio e longo prazo será necessário o apoio de algumas cooperativas para que se possa ajudar na gestão e apoio logístico. “Solução nós temos à vista”, disse.

     Para o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro, é necessário que todos ajudem a Cotrijuí já que a empresa é uma das mais importantes da região.

     Ele também assinalou que o recebimento do produto na cooperativa é vital para a saúde financeira da Cotrijuí e que o armazém geral pode ser uma solução a curto prazo.

     A mobilização ocorreu pouco antes da reunião das federações com a Cotrijuí. Os funcionários liberaram apenas a entrada dos presidentes das federações e continuaram em vigília durante a manhã.

     Na tarde desta terça-feira, o Sindicato dos Comerciários de Ijuí  participa de uma audiência no Ministério Público de Santo Ângelo onde discutirá com representantes da Cotrijuí uma garantia de uma parcela do salário para todos e quando será pago.

Abaixo o panfleto distribuído durante a manifestação:

 

Fonte: PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário