terça-feira, 16 de abril de 2013

Forte ressaca atinge o Litoral do Rio Grande do Sul

Ondas de até quatro metros deixam porto de Rio Grande "parcialmente impraticável"
   Forte ressaca atinge o Litoral do Rio Grande do Sul (Crédito: Marcelo Nitschke / MetSul / CP)


     Conforme alerta divulgado pela MetSul Meteorologia e pelo Correio do Povo, uma forte ressaca atinge a costa do sul do Brasil. Como consequência de um grande ciclone formado sobre o Atlântico Sul, a água invadiu a faixa de areia em balnários do Litoral Norte do Rio Grande do Sul como Capão da Canoa, Xangri-lá e Atlântida, e deixa o Porto de Rio Grande, no sul do Estado, "parcialmente impraticável" desde segunda-feira à noite.

     Segundo o setor de manobra das embarcações do porto, as condições do mar, o vento e a correnteza impossibilitam os trabalhos. Navios de calado máximo e leve não receberam autorização para ingressar ou sair da barra.

     Não há previsão para normalização do serviço. Vários navios esperam para as manobras, seja para sair ou entrar no porto. A Praticagem diz que as ondas fora da barra variam entre três e quatro metros.

     Ondas grandes estouram nos pilares da plataforma de Atlântida na tarde desta terça-feira. Surfistas relatam fortes correntes de Sul no mar. O sol da manhã deu lugar a muitas nuvens durante a tarde.

     A tendência é que a ressaca perca força na quarta-feira no Litoral do Rio Grande do Sul, mas a agitação marítima se intensificará muito em Santa Catarina nas próximas horas. Entre quarta e quinta, o swell atinge os litorais paulista e do Rio de Janeiro, com risco de forte ressaca em algumas praias.


Fonte: METSUL
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário