segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estudantes de São Marcos desenvolvem tijolo mais resistente e sustentável

Reconhecimento internacional
Estudantes de São Marcos desenvolvem tijolo mais resistente e sustentável Andrea Felix, divulgação/
Fernanda Tomé, caloura de Engenharia de Produção na UCS, pretende finalizar a pesquisaFoto: Andrea Felix, divulgação

     As alunas Fernanda Tomé e Kianne Nicoletti, ambas com 17 anos, desenvolveram pesquisa para reaproveitar o pó de polimento, um resíduo industrial proveniente do lixamento de peças metálicas, na fabricação de tijolos. O trabalho foi feito enquanto cursavam o terceiro ano do Colégio Mutirão de São Marcos em 2012.

     Incentivadas pela 1ª Mostra Científica e Tecnológica do Colégio Mutirão de São Marcos, e orientadas pelas professoras Andréia Michelon Gobbi e Ísis Cristina Pires de Lima, as estudantes descobriram que o pó de polimento é um resíduo comum em empresas do segmento metalmecânico que exige alto custo para receber um destino ambientalmente correto. Após os estudos teóricos, as meninas conseguiram o resíduo com a empresa Bepo - Componentes Automotivos, que também patrocinou o material de divulgação do projeto, criaram protótipos na Olaria Luizinho Ângelo Buzi e os submeteram a testes de resistência na UCS. O resultado foi um tijolo mais resistente e com custo de produção reduzido.

     — A nossa ideia inicial era criar um objeto sustentável, um artefato doméstico que reaproveitasse algum resíduo. Durante a pesquisa, descobrimos o pó de polimento e veio a ideia dos tijolos. Foi um ano de muito trabalho, uma experiência muito boa sobre método científico — relata Kianne, que agora cursa Direito na UCS.

Prêmios e convites

     Em agosto do ano passado, a pesquisa conquistou o primeiro lugar na mostra e ganhou credencial para participar da Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha, a Mostraseg, na UCS. Com o segundo lugar geral conquistado na IV Mostraseg, as meninas de São Marcos se credenciaram para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo.

     Na 27ª Mostratec, que reuniu cerca de 350 trabalhos de 15 países, a pesquisa foi agraciada com o Prêmio Crea -RS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) RS de Inovação Tecnológica e recebeu mais um convite: para participar da Febrace, a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, em março deste ano, em São Paulo.

     Na Febrace, o trabalho ficou com o terceiro lugar na categoria Destaque em Empreendedorismo e recebeu um certificado de reconhecimento internacional da instituição americana ASM Materials Education Foundation, além de convite para publicação o estudo na revista Máquinas e Metais, especializada no setor metalmecânico, prevista para maio.

     Fernanda, aprovada este ano no vestibular de Engenharia de Produção na UCS, pretende continuar os estudos com o pó de polimento:

     — Há uma possibilidade prática de os resultados serem aproveitadas por empresas. Porém ainda há alguns testes que precisam ser feitos para finalizar o estudo. Pode ser aqui mesmo na UCS, porém há um custo alto. Acredito que em julho eu consiga retomar a pesquisa.

Fonte: PIONEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário