domingo, 7 de abril de 2013

Eleitores de quatro municípios do RS escolhem prefeitos

Pleito suplementar ocorre em Triunfo, Fortaleza dos Valos, Tucunduva e Sobradinho


     Quatro municípios do Rio Grande do Sul realizam eleições de prefeitos neste domingo. O processo de escolha começou às 8h em Triunfo, Fortaleza dos Valos, Tucunduva e Sobradinho. A votação ocorre até as 17h. Nos quatro locais os eleitos tiveram mais de 50% dos votos no pleito de outubro, mas foram cassados por irregularidades confirmadas pela justiça.

     Uma força-tarefa composta entre Ministério Público, Polícia Federal e Brigada Militar fiscaliza a eleição suplementar de Triunfo. O efetivo vai trabalhar nos 25 locais de votação, em estradas vicinais e em bairros da cidade. A intenção é coibir compra de votos, boca de urna e transporte de eleitores. Os candidatos do ano passado, Marcelo Essvein (PDT) e Telmo de Azeredo (PP), foram condenados por abuso de poder econômico e político praticado durante a campanha. 

     O município tem 23.053 eleitores, que escolherão uma das quatro chapas: Mauro Poeta (PMDB) e Gaspar Martins (PRB), Lino Viegas (PDT) e Roseli de Souza (PDT), Juvandir Pinheiro (PP) e Eleaine Pereira (PSDB), e Valdair Kuhn (PSB) e Ana Beatriz dos Santos (PSB).

     Em Fortaleza dos Valos a eleição suplementar ocorre após a cassação dos registros de candidatura de Ari José Pegoraro (PP) e do vice Flávio Elicker (PP). De acordo com a investigação os eleitos distribuíram bens e serviços referentes ao plano habitacional nas eleições de 2008 com o objetivo de ganhar votos. Foram cassados com base na Lei da Ficha Limpa. Concorrem, hoje, Adair Toledo (PDT) e Leonir Barichello (PT), pela coligação Aliança Democrática Popular, e Janice Bock Oliveira e Giovane Nogueira, ambos pelo PP. O município registra 4.007 eleitores aptos a votar.

     Em Sobradinho disputam de um lado Luiz Affonso Trevisan (PMDB) e Jurandir João Serena (PSB) e de outro Armando Mayerhofer (PP) e Júlio César Padilha dos Santos (PP). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve decisão que considerou o candidato eleito no ano passado Jorge Pohlmann (PP) inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. O município soma 11.110 eleitores.

     Em Tucunduva, concorrem a prefeito os candidatos Paulo Roberto Schwerz (PMDB) e o vice Anildo Freddo (PMDB) e Mateus Vicente Busanello (PP), tendo como vice Dionísio Fronza (PT). A eleição extra foi convocada pelo TRE-RS porque Lauri Bottega (PMDB), o mais votado em outubro de 2012, foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Tucunduva registra 4.872 eleitores.


Fonte: Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário