segunda-feira, 15 de abril de 2013

Após vitória apertada, Maduro pede recontagem dos votos na Venezuela

Chavista venceu eleições presidenciais por diferença de apenas 235 mil votos
   Maduro foi eleito nesse domingo com 50,66% dos votos (Crédito: Luis Acosta / AFP / CP)

     O chavista Nicolás Maduro venceu as eleições desse domingo para a presidência da Venezuela por uma margem mínima e pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que realize uma auditoria sobre todas as urnas para que "não fiquem dúvidas", enquanto a oposição exigia a recontagem de 100% dos votos. Maduro recebeu 50,66% dos votos contra 49,07% para Henrique Capriles e ganhou a disputa pela sucessão do finado presidente Hugo Chávez por uma diferença de apenas 235 mil votos.

     "Solicito oficialmente ao Conselho Nacional Eleitoral a realização de uma auditoria (...) para que não fique dúvida sobre os resultados eleitorais", disse Maduro à multidão reunida diante do Palácio Presidencial de Miraflores.
 
     Capriles reagiu ao resultado afirmando que não reconhece a vitória de Maduro, e exigiu a recontagem de 100% dos votos. "Não vamos reconhecer o resultado até a recontagem de cada um dos votos dos venezuelanos, um por um. Exigimos do CNE que abram todas as urnas e que cada voto seja recontado", afirmou Capriles em entrevista coletiva. Na Venezuela, o voto é feito em uma máquina que o transmite eletronicamente à sede do CNE em Caracas, que por sua vez emite um comprovante físico. Capriles pediu a contagem destes últimos.

     "O derrotado de hoje é você (Maduro), e digo isto com toda firmeza", declarou Capriles, que tinha nas mãos uma lista de mais de 3,2 mil irregularidades detectadas neste domingo "no processo eleitoral". O governador licenciado do estado de Miranda afirmou que entre irregularidades, votos no exterior e votos fraudados em várias seções eleitorais é possível somar mais "300 mil votos" para a oposição. "Se você somar tudo isto, estamos falando de um processo distinto". "Esta luta não terminou. Aqui vamos insistir até que se conheça a verdade".

     O pedido de Maduro e a exigência de Capriles confirmam a solicitação do reitor do CNE Vicente Díaz, que também defendeu uma auditoria sobre 100% das urnas, diante da vitória por uma margem mínima. "Este resultado tão ajustado me obriga a solicitar ao Conselho Nacional Eleitoral a decretação de uma auditoria cidadã. Peço que se analisem 100% das urnas no país", disse Díaz.

     "Estamos vivendo uma situação de um país altamente polarizado e para garantir a tranquilidade das famílias venezuelanas e afastar qualquer dúvida sobre os resultados solicito que se abram 100% das urnas e se faça uma auditoria para determinar a consistência entre os comprovantes de voto e os resultados lançados no sistema", propôs Díaz.

     Apesar do pedido de auditoria, Maduro reivindicou uma "vitória eleitoral justa" e "legal" na Venezuela. "A este povo hoje podemos dizer que tivemos uma vitória eleitoral justa. Foi um processo eleitoral justo". "Fiz um grande esforço percorrendo cada povoado desta terra bolivariana, esforço físico, emocional, moral, com dor na alma enfrentando a perda do nosso comandante" Chávez.

     Maduro venceu com 7.505.338 votos, e Henrique Capriles obteve 7.270.403 votos, informou a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena. A participação foi de 78,71% dos 19 milhões de eleitores habilitados
 
     O resultado foi precedido pela troca de acusações entre governo e oposição envolvendo o processo eleitoral. 

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário