domingo, 17 de março de 2013

Zé Roberto marca dois e Grêmio vence o Lajeadense por 2 a 0

Kleber voltou aos gramados no primeiro jogo da Arena no Campeonato Gaúcho
   Zé Roberto marcou os dois gols da partida (Crédito: André Ávila)

     O meia Zé Roberto marcou dois gols e fez cair o último time invicto do Campeonato Gaúcho na tarde deste sábado. No primeiro jogo da Arena no Estadual, o Grêmio fez a tarefa de casa e bateu o Lajeadense por 2 a 0 na primeira rodada da Taça Farroupilha.

     Com a vitória, o Tricolor assume por enquanto a liderança do grupo A da competição, com três pontos e saldo de dois gols. Na próxima rodada, o time gremista encara o Pelotas fora de casa, na quarta-feira, às 22h. Já o time de Lajeado, que ainda não havia perdido no torneio, pega o Cruzeiro, também na quarta, às 20h30min.

Jogo começa equilibrado

     O Lajeadense não se intimidou na Arena e começou a partida de igual para igual com o Grêmio. Nos primeiros minutos, a pressão do time visitante foi grande. Com um minuto, após falha da zaga gremista, o Alviazul teve a primeira conclusão do confronto.

     O Tricolor em seguida equilibrou a partida e mostrou a força dos donos da casa. Aos seis minutos, Vargas fintou bonito pela direita e jogou a bola na pequena área, mas Martini fez a defesa.

     As oportunidades de gol foram escassas nos primeiros minutos para ambos os lados. A primeira boa chance de gol aconteceu apenas na marca dos 16min. Na cobrança de escanteio, Barcos ficou livre na pequena área para concluir a gol, mas bateu fraco na bola. O goleiro Eduardo Martini fez a defesa em dois tempos e quase se complicou. 

     O adversário respondeu quatro minutos depois. A defesa gremista vacilou e entregou a bola para o oponente. Rafael Aidar soltou a bomba perto da área, obrigando Dida a se esticar para defender a meta. 

     E Zé Roberto teve uma oportunidade clara de gol no lance seguinte. Elano avançou pelo meio e encontrou o camisa 10 sozinho na entrada da área. O meia dominou a redonda e chutou com categoria no canto. Mas foi para fora. Aos 23, Fernando tabelou com Elano e arriscou forte de longe. O camisa 1 segurou firme. 

     Uma defesa incrível fez Eduardo aos 25. Barcos dominou na pequena área. Com muita frieza, o Pirata meteu uma bomba para o gol. O goleiro tirou com um tapa, e a bola ainda bateu na trave e não entrou.

Após pressão, Zé Roberto faz 1 a 0

     De tanto pressionar, o gol tinha que sair. Aos 30 minutos, Pará protagonizou bonita jogada pela direita. Ele invadiu a área e tocou rasteiro para Zé Roberto, que, de primeira, mandou no canto do gol, sem chance para o arqueiro. 

     O Grêmio diminuiu o ritmo com o gol e priorizou a marcação das saídas de bola do oponente. Com maior domínio da posse de bola, praticamente não sofreu ameaça até o intervalo. Aos 40, Renan Oliveira meteu no meio das pernas do Fernando e tomou a falta em seguida. Na cobrança, a defesa gremista afastou. 

Grêmio controla e faz 2 a 0 no segundo tempo

     O início do segundo tempo foi igual ao final do primeiro. Na frente do placar, o Grêmio tocou bola e diminuiu os espaços da equipe de Lajeado. Sem muita força ofensiva, o oponente seguia buscando o caminho do gol. Só que as investidas paravam na marcação dos gremistas. 

     Com cinco minutos, Aidar dominou na meia direita, fora da área e partiu para o arremate. Mas a bola foi fraca e Dida defendeu com tranquilidade no canto. Aos 10, Márcio Gabriel invadiu pela direita e cruzou no segundo pau. Dida espalmou errado e o Lajeadense quase marcou, mas a conclusão foi para fora. 

     O Grêmio acordou para o jogo e teve sua primeira chance no segundo tempo com Barcos, aos 11 minutos. O Pirata cortou para um lado, depois para o outro, e chutou cruzado. Mas foi fraco e ficou fácil para a defesa. Depois, Vargas pegou de primeira de fora da área e a bola foi para fora. 

     Quando parecia que o jogo ia ficar no 1 a 0 mesmo, Zé Roberto apareceu livre na área e fez sua arte: uma pintura de gol. Aos 22, o camisa 10 recebeu passe de Barcos e, na frente do goleiro, tocou de cavadinha. A bola subiu, encobriu o goleiro e caiu mansamente dentro da meta.

     O Lajeadense respondeu cinco minutos depois do 2 a 0. Com 27 minutos, um cruzamento pela direita levou perigo, mas Dida saiu para segurar a bola.

     Na marca dos 28 minutos, o Gladiador foi recebido na sua Arena. Recuperado de lesão, o atacante Kleber voltou aos gramados ao substituir o meia Elano. O camisa 30 se movimentou bem e tentou boas jogadas. Apesar da falta de ritmo, cavou boas faltas para o Grêmio e ajudou o setor ofensivo.

     O adversário caiu de rendimento e o Tricolor esteve perto de fazer mais um gol. Aos 40, Zé Roberto cobrou falta no canto, mas o goleiro espalmou. Depois, o camisa 10 chutou de direita dentro da área, mas Martini fez bela defesa, evitando uma goleada.

Taça Farroupilha - 1ª Rodada 

Grêmio 2
Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando (Adriano), Souza, Elano (Kleber) e Zé Roberto; Vargas (Welliton) e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Lajeadense 0
Eduardo Martini; Márcio Gabriel (Leandro), Micael, Gabriel e Márcio Goiano; Rudiero, Reinaldo, Moisés (Mineiro) e Renan Oliveira; Rafael Aidar e Jandson. Técnico: Flávio Campos.

Gols: Zé Roberto (30min/1ºT e 22min/2ºT).
Cartões amarelos: Gabriel e Márcio Gabriel (L).

Público total: 16.153
Renda: R$ 393.997,00
Local
: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Vinícius da Costa, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e Marcelo Oliveira e Silva


Fonte: Laion Espíndula | Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário