segunda-feira, 18 de março de 2013

União Frederiquense busca empate em Santo Ângelo e garante a liderança


     A primeira rodada da Série A-2 foi marcada pelas vitórias dos times mandantes, todos pertencentes ao grupo A. No grupo B, do União, apenas o time frederiquense não perdeu e por isso lidera com 1 ponto ganho, no empate em 0 a 0, diante do Santo Ângelo, no estádio da Zona Sul.

     Em jogo bastante nervoso, o União foi superior na maior parte do tempo, com mais volume de jogo. Sem poder contar com Itaqui, o técnico Tiago Nunes escalou o meio-campo com Patrola, Douglas Rinaldi, Willian Bones e Tiago Corrêa. O Leão da Colina teve a primeira grande oportunidade com menos de 10 segundos de bola rolando. Michel Lugo passou por três marcadores pela esquerda e cruzou para a área. O centroavante Serjão tentou chegar para concluir, mas parou no goleiro adversário, Júlio Cesar, que sentiu após o choque. A partida ficou parada por três minutos e o jogador do União foi advertido com o cartão amarelo, no primeiro erro do árbitro na partida.

     Apesar de ter maior posse de bola, quem mais assustou no primeiro tempo foi o Santo Ângelo. O adversário apostava nos contra-ataques, explorando a velocidade dos jovens Rafinha e Felipinho. O time das missões chegou com perigo aos 10 min, em jogada de Rafinha, pela direita, que passou pela marcação de Xavier, mas parou em Gallas. Aos 18 minutos, outras duas grandes intervenções do arqueiro do União, em jogada pela direita de defesa da equipe frederiquense, primeiro no chute de Rafinha e na sequência salvando a conclusão de Felipe Garcia, no rebote.

     Com muitos erros na partida, o árbitro Rudinei Braga Correa não conseguiu controlar o jogo. A falta de critério deixou o derby ainda mais conturbado, com os jogadores do Santo Ângelo tentando influenciar a arbitragem. Pelo menos três jogadores do time da casa poderiam ter recebido cartão amarelo ou até mesmo expulsos, como o atacante Felipe Garcia que deu uma pancada em Michel Lugo e sequer foi advertido.

     Ainda no primeiro tempo o União chegou perto do gol aos 30 min, em chute de Tiago Corrêa, após Serjão desviar cobrança de lateral. Mesmo com maior posse de bola, o time frederiquense cedeu muitos espaços ao adversário e apresentou insegurança por parte da defesa. Priorizando as jogadas pelos flancos, com Michel Lugo pela esquerda e Tiago Corrêa pela direita, o time de Tiago Nunes chegou poucas vezes pelo meio. Willian Bones, que havia entrado bem no amistoso contra o Cruzeiro, errou muitos passes, assim como Patrola. Douglas Rinaldi tentou organizar o setor, puxando as jogadas pelo meio, mas parava na falta de alternativas e na defesa adversária.

Adversário assusta mas União volta melhor 

     No segundo tempo, o Santo Ângelo foi a equipe que assustou logo no início. Após a saída de bola, em chutão para o ataque, Xavier falhou pelo alto e a bola sobrou para Felipe Garcia. O camisa 7 chutou rasteiro e Gallas mais uma vez salvou o União.

     Depois do susto o União cresceu e teve o momento de maior superioridade na partida. Bones saiu para a entrada de Jean Michel, que deu maior movimentação ao meio. Mais compactado, o Leão da Colina sufocou o adversário. Por volta dos 20 minutos, em verdadeira blitz ofensiva, foram pelo menos duas grandes chances. Barão virou a bola da direita para a esquerda, onde Tiago Corrêa serviu Serjão que concluiu em cima da zaga. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou com Caçapa que quase marcou em uma espécie de meia bicicleta, exigindo grande defesa do goleiro. E após a cobrança do outro escanteio o União teve a melhor chance. Serjão pegou a sobra dentro da área e chutou forte. Com Júlio Cesar fora do lance, o zagueiro Carlão salvou a dois passos da linha do gol.

     Após a saída de Serjão, aos 23 min, para a entrada de Jajá. O técnico do Santo Ângelo, que já havia substituído Gernani por Márcio, trocou Alex Espíndola por Rodrigo. As alterações do adversário deram resultado e o time das Missões equilibrou o jogo e passou a pressionar o União. Aos 37, Rafinha recebeu dentro da área e cruzou para a cabeçada de Giliardi, que recém havia entrado no lugar de Felipe Garcia. O camisa 17 cabeceou muito próximo à Gallas que fez mais um milagre, salvando o União.

     Para recompor o sistema defensivo, Rinaldi deu lugar a Manivela, aos 39. O União ainda conseguiu responder em cobrança de escanteio, que Xavier concluiu sobre o gol, mas caiu muito em termos de produção ofensiva. No final, pelo equilíbrio da partida, o 0 a 0 acabou sendo um bom resultado, garantindo a liderança da chave B, já que todos os outros times do grupo que entraram em campo foram derrotados.

     O União volta a campo no domingo, às 15h30, contra o Panambi, no Vermelhão da Colina, pela segunda rodada da Série A-2

FICHA TÉCNICA

Santo Ângelo (0): Julio Cesar, Alex Silveira, Carlão, Miranda e Gernane (Márcio); Douglas Tirex, Deivid, Felipe Garcia (Giliardi), Rafinha e Felipinho; Alex Espíndola (Rodrigo). Técnico: Luciano Corrêa.

União Frederiquense (0): Gallas, Barão, Caçapa, Xavier e Tatto; Rogério Patrola, Douglas Rinaldi (Manivela), Willian Bones (Jean Michel) e Thiago Corrêa; Michel Lugo e Serjão (Jajá). Técnico: Tiago Nunes.

Arbitragem: Rudnei Braga Correa, auxiliado por Fabricio Lima Baseggio e Feliciano Antonio Tansini.

Cartões amarelos: Alex Espíndola, Felipe Garcia e Miranda (Santo Ângelo); Serjão, Douglas Rinaldi, Barão e Xavier (União).

Local: Estádio da Zona Sul (Santo Ângelo-RS).

Fonte: Rádio Comunitária 97.9 FM | FW
Foto: Fabio Pelinson (Jornal O Alto Uruguai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário