quarta-feira, 13 de março de 2013

Tarso decreta luto de três dias por morte de secretária do Estado

Márcia Santana, de 35 anos, foi encontrada morta na madrugada desta quarta-feira
   Márcia Santana morreu aos 35 anos em Porto Alegre (Crédito: Claudio Fachel / Palácio Piratini / CP)


     O governador Tarso Genro decretou luto de três dias no Estado em função da morte da secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), Márcia Santana, na madrugada desta quarta-feira. A titular da pasta tinha 35 anos e teria sofrido um mal súbito, mas a causa oficial da morte não foi confirmada. 

     Tarso estava em Brasília, onde participaria de um encontro de governadores. Ele antecipou o retorno ao saber da morte, e vem acompanhado das ministras da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), Luiza Bairros. A deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) e os deputados Henrique Fontana (PT) e Dionilso Marcon (PT) também devem comparecer ao velório.

     Márcia Santana deixa o marido Claudiomiro Ambrózio, e os pais Adegar e Maria de Fátima.  O corpo é velado no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, e o sepultamento está marcado para as 17h30min, no Cemitério Jardim da Paz. 

Carreira

     A última conquista de Márcia para o Estado foi o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça – um reconhecimento às organizações públicas e privadas promotoras de equidade de gênero e raça/etnia no mundo do trabalho e é desenvolvido pela SPM Nacional, a ONU Mulheres e a OIT Brasil. O Rio Grande do Sul é o primeiro a receber esta certificação.

     Ligada ao movimento feminista, Márcia Santana era assistente social e foi chefe de gabinete da então deputada Maria do Rosário. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado, presidente da Associação de mulheres Viamonenses Mariá, sócia-fundadora do movimento pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes do RS, secretária executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil e assessora técnica da comissão parlamentar do Congresso Nacional - que investigou redes de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário