sexta-feira, 8 de março de 2013

Pinhal da Serra: operação “Reforma Antecipada” investiga fraude em licitação


   Foto aérea de Pinhal da Serra (Prefeitura/Pinhal da Serra)

     O Ministério Público de Vacaria e a Polícia Civil cumpriram mandado de busca e apreensão de documentos nesta sexta-feira, 8, na Prefeitura de Pinhal da Serra, para apurar uma possível fraude em licitação. 

     A investigação iniciou na semana passada com a denúncia de que a reforma realizada no Centro Administrativo Municipal de Pinhal da Serra teria sido realizada com a escolha da empresa responsável sem a finalização do processo licitatório. O Ministério Público realizou vistoria no local nesta quarta-feira, 6, e comprovou que realmente existia uma reforma sendo realizada havia várias semanas e um edital de licitação publicado no mural da Prefeitura, dizendo que a abertura das propostas foi realizada no dia 1º de março. Como o Poder Executivo Municipal não disponibilizou o edital ao MP, foi necessária a solicitação de um mandado de busca e apreensão, deferido pela Justiça de Vacaria. 

     A documentação apreendida está sendo analisada e a Promotoria irá solicitar ao Judiciário que proíba qualquer tipo de pagamento à empresa que está realizando as obras até que seja finalizada a investigação. A intenção, com isso, é evitar prejuízo aos cofres públicos. 

     Caso seja comprovada alguma ilegalidade, será ajuizada a ação civil pública de improbidade administrativa contra os envolvidos, bem como ação penal pelos crimes previstos na Lei de Licitações. 

Fonte: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário