terça-feira, 5 de março de 2013

Manifestantes colocam fogo em acampamento de estudantes em Caracas

Grupo tinha se acorrentado para pedir informações mais claras antes da morte de Hugo Chávez
   Manifestantes colocam fogo em acampamento de estudantes em Caracas
   Crédito: Geraldo Calso/AFP/CP


     Supostos apoiadores do presidente Hugo Chávez, que teve a morte confirmada pelo governo da Venezuela nesta terça-feira, atearam fogo no acampamento de estudantes que protestavam contra a falta de informação. O grupo tinha se acorrentado em Caracas para exigir mais clareza nas condições de saúde do político divulgadas pela imprensa oficial.

     De acordo com a polícia, o grupo não foi agredido, mas saiu correndo após o anúncio da morte por câncer do presidente. Logo depois, outros manifestantes incendiaram as barracas e roupas dos estudantes. A doença de Chávez era motivo de muita especulação e discórdia. O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro,  convocou nesta terça-feira as Forças Armadas e a polícia para garantir a paz. 

     Na Venezuela, a oposição questionava as informações divulgadas pelo governo sobre a saúde do presidente. As primeiras imagens de Chávez após a cirurgia de dezembro só foram divulgadas em 15 de fevereiro, com o presidente cercado por duas de suas filhas no hospital em Havana. No dia 18, ele voltou a usar o Twitter para anunciar que havia retornado à Venezuela.

Tristeza nas ruas


     O clima de tristeza predomina nas principais cidades da Venezuela, após a confirmação da morte do presidente. Simpatizantes e correligionários de Chávez choram, reúnem-se em manifestações nas ruas e repetem palavras de ordem. Nas ruas, os chavistas gritam: “Todos somos Chávez", “Ele segue vivo” e “Temos pátria”.

     "Para mim, ele foi com uma pessoa da família e continuará sendo assim. Os políticos de todos os locais devem aprender a dar esse amor que ele nos deu”, afirmou Gregoria Jiménez. O clima de luto e pesar pode ser visto nas principais ruas de Caracas. Pessoas circulam com bandeiras vermelhas, um dos símbolos do governo chavista, e cartazes com fotografias do presidente, assim como alguns vestem camisas do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), legenda de Chávez, ou estampadas com o rosto do líder.

     Em frente ao Hospital Militar Doutor Carlos Arvelo de Caracas, houve uma concentração de simpatizantes. No local, Chávez esteve internado nos últimos dias em tratamento para o combate a um câncer na região pélvica. Há quase dois anos, ele lutava contra a doença. 

   Acampamento foi colocado abaixo enquanto estudantes fugiam
   Crédito: Geraldo Calso/AFP/CP

Fonte: AFP e Agência Brasil
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário