segunda-feira, 4 de março de 2013

Mais de 2,5 mil trabalhadores rurais são esperados para Congresso da Contag

Encontro segue até sexta, dia 8, em Brasília
   Congresso reúne trabalhadores rurais em Brasília
   Foto: Diogo Zanatta / Especial


     Cerca de 2,5 mil pessoas vindas de todo o país são esperadas para o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, evento que a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) promove a partir desta segunda, dia 4, em Brasília (DF). O evento coincide com a comemoração, este ano, dos 50 anos de fundação da entidade, que reúne 27 federações às quais estão filiados mais de quatro mil sindicatos rurais.

     Segundo os organizadores, os representantes da categoria foram escolhidos durante um processo nacional que resultou em mais de 90 reuniões estaduais e regionais. A partir da análise das conquistas e mudanças socioeconômicas dos últimos anos e do debate das atuais necessidades e principais dificuldades da categoria, os delegados deverão traçar as metas do movimento para os próximos anos, fortalecendo a luta da classe trabalhadora rural.

     Na terça, dia 5, o coordenador executivo da organização não governamental Action Aid Brasil, Adriano Campolina, fará uma análise sobre os principais desafios para a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Padrss), uma das bandeiras da confederação para se contrapor ao modelo hegemônico de desenvolvimento agrícola hoje praticado no país, fundamentado no agrobusiness.

     Além dos debates e da formulação de propostas para fortalecer a agricultura familiar; assegurar a preservação do meio ambiente, promover a reforma agrária e a segurança alimentar, o congresso contará ainda com uma série de atividades extras.

     Na quarta, dia 6, será lançado o livro Retrato da Repressão Política Campo Brasil 1962-1985, com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. No mesmo dia, está prevista para as 10h30 a realização de uma marcha em defesa da cidadania, do desenvolvimento e da valorização do trabalho.

     Na quinta, dia 7, será promovido um ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Na sexta, dia 8, haverá a eleição da nova diretoria e do conselho fiscal da Contag. Apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente da confederação, Alberto Ercílio Broch, se inscreveu para disputar a eleição.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL
RuralBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário