terça-feira, 19 de março de 2013

Em sessão polêmica até a BM foi chamada na Câmara de Vereadores de Ijuí


      A sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí ontem à noite, 18, foi bastante polêmica. O encontro teve a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural – Julio Gabi, que fez um relato do trabalho da Pasta, além de projetar ações futuras.
    
     Os legisladores votaram e aprovaram os seguintes projetos: o que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de animais caninos e felinos, bem como aquele que estabelece  as diretrizes  do Programa de Controle Reprodutivo de Caninos e Felinos no Município de Ijuí e o que cria o Núcleo de Proteção ao Animal. A iniciativa deve vigorar num prazo de 180 dias.
    
     Também matéria que autoriza a retenção de valores do repasse que o Demei faz a Prefeitura, recurso que será usado na construção da Subestação de energia. A retomada dos repasses será em maio de 2.015. Além disso, aprovado projeto que autoriza o Município a contrair financiamento com o Badesul no valor de 3 milhões e 200 mil reais para obras de asfaltamento e calçamento.

     Igualmente aprovada matéria que permite a contratação emergencial por 12 meses de engenheiro civil para acompanhar as obras da nova subestação do DEMEI. Outro projeto do Executivo o que gerou maior discussão entre as bancadas de situação e oposição e que foi aprovado por 8  votos a 6, promove a Reforma Administrativa. Com as alterações, segundo o texto encaminhado pelo Executivo – o número de CCs reduz de 157 para 136. Ainda, segundo o texto, foram criadas as Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Turismo – e a Pasta da Habitação.

     Além disso, também foram implementadas as Coordenadorias Municipais de Políticas para as Mulheres e de apoio aos Jovens. Durante as discussões nesse projeto, houve manifestação intensa do público presente a sessão, o que pelas normas é proibido.

     Diante desse cenário, o Presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí – Valmir Chico Seifert solicitou a presença da Brigada Militar, que agiu imediatamente restabelecendo o clima de tranqüilidade. A sessão que começou às 18 horas foi concluída por volta das 21 horas e 30 minutos. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário