domingo, 10 de março de 2013

Em entrevista, Paixão Côrtes diz que está se restabelecendo e espera deixar hospital em breve

Folclorista mostrou bom humor ao conversar com Dorotéo Fagundes, na Rádio Gaúcha
Em entrevista, Paixão Côrtes diz que está se restabelecendo e espera deixar hospital em breve Arivaldo Chaves/Agencia RBS
Paixão Côrtes apresentou melhora na semana passada e pôde sair da UTIFoto: Arivaldo Chaves / Agencia RBS

     Rompendo o silêncio iniciado no fim do ano passado, quando foi internado no Hospital Ernesto Dorneles, na Capital, o folclorista Paixão Côrtes falou na manhã deste domingo ao cantor Dorotéo Fagundes, apresentador do programa Galpão Nativista, da Rádio Gaúcha. Paixão diz que está melhorando e espera deixar o hospital em breve.

     – Hospital não é lugar de tomar mate nem de jogar truco – brincou, depois de agradecer ao apoio recebido de seus admiradores no período em que está internado.

     Mostrando que, assim como o bom humor, seu conhecimento enciclopédico também não foi afetado pelo abalo na saúde, o folclorista conversou com os participantes do programa sobre a disseminação no Brasil do brim norte-americano na década de 1950, e sobre como o tecido foi acatado pelos regionalistas à época.

     – O tecido foi introduzido aqui em um programa apresentado por mim e pelo Dimas Costa na Rádio Farroupilha, o Grande Rodeio Coringa – lembrou Côrtes, sobre o programa então patrocinado pela principal marca do tecido que chegava ao Estado.

     A preocupação do público com a saúde de Côrtes – maior pesquisador vivo da cultura gaúcha – teve início em dezembro do ano passado, quando ele foi internado no Hospital Ernesto Dornelles para operar um quadro de diverticulite (inflamação de divertículos, espécies de bolsas no intestino grosso).

     Desde então, o folclorista foi submetido a novos procedimentos cirúrgicos, passou pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas apresentou melhora significativa e voltou ao quarto comum na semana passada. Segundo seu médico, Cyro Alfredo Lães, o quadro clínico de Côrtes é estável, mas ainda inspira cuidados.

Fonte: SEGUNDO CADERNO COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário