domingo, 3 de março de 2013

Dois golaços de Forlán levam Inter à final da Taça Piratini

Uruguaio fez grande partida e definiu o 2 a 0 contra o Esportivo no estádio Centenário
   Chutes de fora da área do uruguaio foram mortais para o goleiro do Esportivo
   Crédito: Mauro Schaefer


     A versão 2013 de Diego Forlán voltou a fazer a diferença e o Inter superou o Esportivo, neste domingo, por uma vaga na final da Taça Piratini. O uruguaio mostrou novamente os chutes mortais de fora da área e marcou dois golaços no Estádio Centenário para definir o 2 a 0. 

     Agora, o Colorado vai enfrentar o São Luiz de Ijuí na decisão do primeiro turno do Gauchão, em Ijuí. A partida deve ocorrer no próximo domingo. 

O jogo

     Um primeiro tempo com muita marcação do Esportivo dificultou o volume de jogo do Inter. Ediglê marcava Leandro Damião implacavelmente e Forlán demorou para aparecer entre os zagueiros. Tanto que a primeira chance surgiu para o Esportivo, numa possível jogada válida de gol, mas anulada pelo juiz.

     Aos 18 minutos, Léo correu por trás da zaga colorada e cruzou para Gillian. O atacante mandou de cabeça para o fundo das redes na bobeada da marcação. O bandeira, porém, marcou jogada irregular de maneira equivocada. O susto com a bola no fundo das redes parece que acordou o Inter, contudo.

     Dois minutos depois, foi a vez dos colorados ameaçarem a meta de Fabiano. Forlán recuou da marcação e cruzou rasante para Damião. O centroavante chegou atrasado e ainda teve a dificuldade da bola ser desviada de peixinho por Ediglê. Na sequência o juiz fez mais uma trapalhada em tentativa de contra-ataque do Esportivo. Josimar, pressionado, recuou bola para Muriel, o goleiro dominou com o pé e em seguida segurou a bola com as mãos. Seria falta indireta dentro da área colorada, mas nada foi marcado.

Forlán marca golaço e desequilibra o Esportivo


     A partir daí o Inter assumiu o domínio no jogo. Aos 24 minutos Fred foi lançado na entrada da área pela esquerda. Ele olhou para o gol e disparou a bomba. Fabiano se esticou para espalmar o chute cruzado. As dificuldades para entrar na área do Esportivo foram contornadas por Forlán, aos 28 minutos. O uruguaio dominou na intermediária, deixou a bola correr um pouco, enquadrou o corpo e disparou um foguete. Ela fez um arco da esquerda para a direita e entrou no ângulo, sem chances para Fabiano. Um golaço. 

     O ritmo de jogo diminuiu após o gol de Forlán, com o Inter controlando a posse de bola. O Esportivo deixou para acelerar as jogadas no começo do segundo tempo. A equipe de Bento Gonçalves ensaiou uma pressão nos primeiros cinco minutos, mas traduziu o jogo acelerado em poucas chances de gol. 

Inter controla a pressão inicial do segundo tempo e amplia


     Quem ameaçou, na verdade, foi o Inter em busca de ampliar o placar. Primeiro foi o meia Fred que perdeu sua chance. Ele fez tudo certo, tirou de dois marcadores, invadiu a área e disparou o chute. A bola subiu demais e foi para o lado, longe do gol. Na sequência, D'Alessandro chutou de fora da área e errou por pouco. Ele dominou na frente da área e cortou o marcador. Olhou para Damião, que tinha condições, mas preferiu o chute direto. Botou efeito na bola, mas ela passou ao lado.

     A partida ficou mais truncada no meio por alguns minutos, mas logo Forlán reapareceu. Primeiro, ele calibrou o pé, ao receber livre na entrada da área. Tentou o chute cruzado, rasteiro, mas a bola passou tirando tinta da trave direita. No lance seguinte, porém, não perdoou. Pegou a bola na intermediária pelo lado esquerdo, cortou para a direita, fez que ia para a esquerda e tirou mais um marcador. A linha de tiro ficou aberta para o uruguaio que enquadrou o corpo e chutou. A bola ainda rebateu na trave esquerda antes de entrar em mais um gol de placa.

     Apesar do nervosismo de Dunga levar à expulsão do técnico colorado, isso não abalou a postura dos jogadores, que mantiveram o controle da partida. Caio entrou no lugar de Damião, apagado; e Ygor foi substituído por Elton. Ainda assim, as chances maiores eram coloradas. Josimar perdeu chance incrível na cara do gol e o próprio Forlán arriscou mais um chute cruzado para quase marcar seu terceiro da partida.

Gauchão 2013 – Taça Piratini Semifinal

Inter 2
Muriel; Gabriel, Moledo, Juan e Fabrício; Ygor (Elton), Josimar, Fred e D’Alessandro (Vítor Júnior); Diego Forlán e Leandro Damião (Caio). Técnico: Dunga.

Esportivo 0
Fabiano; Ediglê, Vitor e Raoni; Anderson Feijão (Diego Campos), Fábio Oliveira, Mateus Santana, Erick e André Todeschato; Léo (Gabriel) e Gillian (Rafel). Técnico: Luiz Carlos Winck.

Gols: Forlán (aos 28 minutos do primeiro tempo e 22 min do segundo tempo)

Cartões amarelos: Léo, Gillian, Fábio Oliveira, Raoni, Gabriel (E); Juan (I). 

Cartão vermelho: 
Dunga (I).

Arbitragem: Francisco Silva Neto, auxiliado por José Silveira e Carlos Henrique Selbach.

Local: estádio Centenário, Caxias do Sul

Fonte: Bernardo Bercht/Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário