segunda-feira, 11 de março de 2013

Construção de hidrelétricas coloca em risco belezas do rio Uruguai




     Belezas ao longo do rio Uruguai, trecho entre Derrubadas, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Crissiumal, na Região Celeiro, correm o risco de desaparecer com a construção de usinas hidrelétricas. Se implantadas, as barragens alagarão uma área de 73,2 mil hectares, área equivalente a cerca de uma Porto Alegre e meia. 

     Segundo o professor do departamento de Botânica da Ufrgs, Paulo Brack, um estudo da Unipampa levanta a impossibilidade de o rio sustentar, do ponto de vista ambiental, todas as hidrelétricas planejadas. Além disso, ele contesta a capacidade de geração de energia do Uruguai. “O caudal de água para geração já não é tanto assim. Nestes verões, pelo segundo ano, as hidrelétricas de Foz de Chapecó, Itá, Machadinho e Barra Grande ficaram com seus reservatórios em níveis críticos, durante várias semanas, sem gerar um MW de energia", argumentou. 

     “A construção de megaempreendimentos hidrelétricos no rio Uruguai está afetando o meio ambiente e coloca em risco a beleza e a vida do Salto de Yucumã”, diz o presidente do Consórcio Municipal de Turismo Rota do Yucumã e também prefeito de Derrubadas, Almir Bagega. Ele afirma que já há mudança significativa no rio, a partir do funcionamento das hidrelétricas instaladas.” O prefeito disse que ocorre a retenção de água nos reservatórios das usinas e, quando menos se espera, as comportas são abertas, o que alteraria a vida do rio, prejudicando o meio ambiente e a sobrevivência dos pescadores.

     O Trespassos News esteve no Salto do Yucumã (Derrubadas), em Barra do Turvo e Barra Bonita (Esperança do Sul), em Alto Uruguai, Prainha do Cascalho e Porto Soberbo (Tiradentes do Sul) e em Três Ilhas (Crissiumal), onde registrou as maravilhas que temos aqui bem pertinho de nós e que, muitas vezes, não sabemos dar valor. 

Rio Uruguai – Derrubadas
 







Rio Uruguai – Esperança do Sul







Rio Uruguai – Tiradentes do Sul




















Rio Uruguai – Crissiumal













Fonte e Fotos: Trespassos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário