sexta-feira, 15 de março de 2013

Cães e Gatos: Tosse nos animais




     No inverno um som frequente é as tosses, mas você sabe o que ela é? Ou que ela também é presente na vida dos animais?

     Então, a tosse é  um dos reflexos mais poderosos no organismo. O reflexo da tosse é o resultado da irritação mecânica ou química da faringe, laringe, árvore traqueobrônquica e algumas das vias respiratórias menos calibrosas.

     As causas da tosse nos cães e gatos podem ser divididas em:

     1. Inflamatórias, faringite, bronquite, traqueobronquite, pneumonia, colapso de traqueia.

     2. Neoplásicas: primária, em mediastino, metástase, linfoma, das costelas, esterno e músculos.

     3. Causas cardiovasculares: insuficiência cardíaca esquerda, dilatação cardíaca, insuficiência pulmonar, êmbolos pulmonares e edema pulmonar.

     4. Causas alérgicas: asma brônquica, pneumonite eosinofílica, espirro reverso.

     5. Traumatismo e fatores físicos: corpo estranho, gases irritantes, traumatismo, colapso de traqueia, hipoplásica de traqueia, inalação de líquido ou sólido.

     6. Parasitos: larva migrans visceral (filaroides, aelurostrongilus, dirofilaria) Pneumocistose (capillaria, filaroides).

     Pneumonia, bronquite e bronquiectasia são, a princípio, síndromes de tosse diurnas, que não necessitam de qualquer estímulo para terem início, mas tendem a se agravar pelo exercício e pela excitação. Pacientes com cardiopatia começam a tossir sem causa aparente, entretanto, em seguida ao exercício, pressão traqueal, ou excitação.

     A tosse decorrente durante as refeições ou imediatamente após sugere obstrução das vias respiratórias superiores, paralisia de laringe, ou distúrbio do esôfago.

     O som da tosse:

     1. Tosse úmida e suave, é com frequência um sinal de pneumonia , afecção parasitária ou alérgica com líquido.

     2. Tosse seca, sugere, ter origem cardíaca, bronquite, traqueobronquite, tonsilite, e a maioria das tosses alérgicas.

     3. Sons de tosse semelhante ao “grasnar dos gansos” estão tipicamente associados ao colapso de traqueia, traqueia hipoplásica, colapso dos brônquios do tronco principal e lesão em segmentos da traqueia.

     Frequentemente é descrita uma ânsia de vômito terminal associada à tosse. A tendência é ser não produtiva nas cardiopatias em fase inicial, traqueítes, bronquites e lesões irritantes em trato pulmonar.

     É importante sempre procurar seu veterinário, como o atendimento 24 horas do Hospital Veterinário Cães & Gatos que está sempre pronto para informar e identificar o melhor tratamento para a tosse do seu animal.

Fonte: Cães e Gatos - Clínica Veterinária
PURO TRATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário