quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Com exibição de luxo no Engenhão, Grêmio goleia Flu por 3 a 0

Barcos participa dos três gols que deixam Tricolor líder do grupo na Libertadores
   Barcos participou dos três gols do Grêmio
   Crédito: Vanderlei Almeida / AFP / CP

     Na melhor apresentação de 2013, o Grêmio conseguiu uma goleada de alívio na noite de quarta-feira, no estádio Engenhão. Completamente oposto ao time que perdeu para o Huachipato na semana passada, o Tricolor gaúcho se impôs no campo dos cariocas e venceu por 3 a 0 o duelo pela segunda rodada da Libertadores. 

     Dúvida até momentos antes da partida por causa de problemas pessoais, o centroavante Barcos resolveu todas as questões pendentes dentro de campo. O Pirata liderou o triunfo e participou dos três gols. O lateral André Santos também foi um dos destaques da partida e deixou sua marca. Completando a noite dos reforços artilheiros, Vargas fez o terceiro. No final, a torcida do Grêmio gritava "olé" no campo adversário. 

     Na noite desta quarta, deu tudo certo para o técnico Vanderlei Luxemburgo. Pouco antes do confronto com o Tricolor das Laranjeiras, o Caracas derrubou o Huachipato fora de casa e deixou tudo embolado no grupo 8. O time gremista fez o seu papel e agora é o novo líder da chave, com três pontos e saldo 2. Além disso, vai com confiança para o clássico Gre-Nal deste domingo, pelas quartas de final da Taça Piratini.

   Barcos participou dos três gols do Grêmio
   Crédito: Vanderlei Almeida / AFP / CP

Grêmio seguro na defesa
 
     Enérgico na marcação, o Grêmio não deu espaço para o Fluminense de três atacantes no primeiro tempo. O técnico Abel Braga ousou na escalação, com Sobis, Wellington Nem e Fred na frente, e Luxemburgo trabalhou para neutralizar as investidas do adversário. O resultado foi o controle da partida pelo lado gremista, com maior posse de bola e chegadas seguras no setor ofensivo. 

     E o Tricolor gaúcho estava com vontade. Já no primeiro minuto, a equipe foi para cima e conseguiu o primeiro escanteio. Elano cobrou na pequena área e Souza quase marcou. O empenho dos jogadores gremistas foi revertido na marcação nos minutos seguintes. Em uma disputa muito equilibrada, a primeira chance do Flu foi com cruzamento do lateral Bruno, que passou por todo mundo na área. 

     O Grêmio levou um pequeno susto aos 12 minutos, a partir de uma falta. Após a bola ser colocada na área, Bruno bateu prensado com André Santos e a zaga afastou. Depois, Wellington Nem correu com velocidade para o ataque e se chocou com o zagueiro Cris. O atacante pediu pênalti, o árbitro não deu e ali começou uma pequena confusão entre os atletas. 

     Embora tivesse maior domínio do jogo, o Grêmio pouco chegava no setor ofensivo para construir chances de gol. Mas aí o lateral André Santos começou a aparecer bem pela esquerda e ameaçar o oponente. Aos 22, ele passou do marcador e chutou cruzado, muito próximo da meta. 

     O Flu tentou se assanhar com Nem aos 28. O atacante tabelou com Jean e ia recebendo sozinho na área, mas não alcançou a bola por alguns centímetros. 


   O jogador argentino fez um dos três gols e participou dos outros dois
   Crédito: Lucas Uebel/Grêmio Oficial/CP

Barcos faz 1 a 0 e o Flu se perde em campo

     Daí Barcos marcou seu segundo gol com a camisa do Grêmio. André Santos iniciou a jogada do gol gremista na marca dos 31min. O lateral driblou com categoria e cavou o escanteio. Elano cobrou na pequena área e o Pirata disputou pelo alto com o marcador para fazer 1 a 0. A bola bateu por último no zagueiro, mas o árbitro deu o gol para o argentino. 

     O time de Luxemburgo cresceu ainda mais. Desesperado, o Flu passou a ir para a frente de qualquer jeito. Numa das tentativas, Wellington Nem disparou pela direita, mas não passou da marcação do Pará. Em seguida, Jean bateu do meio da rua e Dida pegou com tranquilidade.

     No final, Elano tocou para André Santos na esquerda e ele bateu forte para o gol. Mas a bola passou cruzado perto do gol. As vaias da torcida pegaram para o time do Fluminense após o apito de final do primeiro tempo. 

Atropelo no segundo tempo

     Como o esquema não deu certo, Abelão mudou a equipe para o segundo tempo. O meia Deco entrou no lugar de Vágner. A alteração deu mais qualidade ao time nos passes nos primeiros minutos. Mas foi só. O Flu tocou, tocou bola, mas não conseguiu penetrar na área gremista. O máximo levantamento de Carlinhos que foi desviado de cabeça por Wellington Nem. Dida nem suou para defender. 

     Com uma atuação praticamente impecável, estava na hora de André Santos também deixar o seu. Após bela jogada de contra-ataque, Barcos meteu com força para o gol. Cavalieri fez defesa parcial e o lateral estava esperto para fazer o 2 a 0.

     E Barcos estava impossível. Aos 20, ele pegou a bola no meio-campo e lançou com categoria para Vargas na direita. Mas a conclusão foi para fora. Quatro minutos depois, o Pirata puxou um contragolpe em velocidade e achou o chileno novamente livre pela direita. Desta vez, o atacante acertou a meta e fez o seu primeiro gol pelo Tricolor.

     Com a goleada de 3 a 0, o Flu ficou completamente perdido em campo. Ao Grêmio coube aproveitar o momento e dominar o jogo sem qualquer chance para o adversário. O time passou a tocar a bola de pé em pé. A torcida gremista no Engenhão foi junto e começou a gritar "olé" no estádio.

     E quase foram quatro. Elano ainda bateu forte da entrada da área, mas acertou a trave. 


 
   Barcos foi fundamental para o resultado do jogo | Crédito: Lucas Uebel/Grêmio Oficial/CP


Libertadores 2013 - Grupo 8 

Fluminense 0
Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean e Vágner (Deco); Rafael Sobis (Samuel), Wellington Nem (Thiago Neves) e Fred. Técnico: Abel Braga.

Grêmio 3
Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Souza (Adriano), Fernando, Elano (Marco Antônio) e Zé Roberto; Vargas e Barcos.Técnico: Vanderlei Luxemburgo. 

Gols: Barcos (32min/1ºT), André Santos (9min/2ºT) e Vargas (24min/2ºT)

Cartões amarelos: Elano, Zé Roberto (G); 

Árbitro: Paulo César de Oliveira.


Local: Engenhão, no Rio de Janeiro.


Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário