sábado, 19 de janeiro de 2013

SC: Após temporal de sexta-feira, prefeitura de São José decreta situação de emergência

Município teve cerca de 100 residências danificadas pelo mau tempo neste sexta-feira
Após temporal, prefeitura de São José decreta situação de emergência Lucas Oliveira/Arquivo Pessoal
Moradora mostra exemplo do granizo que caiu nesta sexta-feiraFoto: Lucas Oliveira / Arquivo Pessoal

     O prenúncio de temporal fez o dia virar noite na Grande Florianópolis. E quando chegou, no inicio da tarde, a tempestade acabou deixando rastros de destruição. Principalmente em São José, onde houve registro de granizo e fortes ventos. De acordo com a Defesa Civil do município, pelo menos cem casas foram destelhadas, o que motivou a prefeita Adeliana Dal Pont a decretar situação de emergência localizada na região do bairro Bela Vista. 

     Segundo o relato de moradores, o temporal não durou mais do que cinco minutos. A dona de casa Lourdes de Aguiar, 56 anos, estava na sala com o neto quando escutou um estrondo e viu parte da residência ir abaixo. Era o telhado da autoelétrica que fica ao lado da sua casa, a força do vento arrancou a estrutura e a arremessou em direção às três casas mais próximas. O funcionário do estabelecimento, Paulo Lima, 58 anos, conta que o vento tinha formato de espiral. 

     — Parecia um tufão. Nós fechamos todas as portas e janelas e nos escondemos no depósito. De repente o vento veio e levou tudo adiante, nunca tinha visto nada parecido — diz. 

     Perto dali, às margens da BR-101, uma placa de propaganda com cerca de 30 metros de altura despencou sobre uma casa e um carro e parte da cobertura do estacionamento de um supermercado também desabou, atingindo dois veículos. Na rua Campo Alegre, Bairro Bela Vista, a maioria das casas foram danificadas. A aposentada Terezinha Rocha, 73 anos, comparou o tamanho das pedras que atingiram ás casas aos de bolinhas de gude.

     Pouco tempo depois do temporal, viaturas da Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se dividiram entre os locais mais atingidos. Ao todo, 12 viaturas percorreram os bairros já com as lonas para cobrir as casas que haviam sido destelhadas. 

     Os serviços de remoção de entulhos das vias seguem na manhã de hoje, no Bairro Floresta, e a previsão é de que até segunda-feira tenha sido realizada a remoção total. 

Previsão do tempo 

     Conforme previsão da Epagri/Ciram, o tempo deverá permanecer instável durante todo o fim de semana. Hoje, o sol aparece entre nuvens no oeste de SC, nas outras regiões há possibilidade de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura permanece elevada ao longo do dia, com sensação de ar abafado. 

     Amanhã, persiste a condição de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite na faixa que se estende do Meio Oeste ao Litoral, nas outras regiões a previsão é de sol entre nuvens.

Fonte: Joice Bacelo / DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário