sábado, 19 de janeiro de 2013

SANTA ROSA REGISTRA ALTOS ÍNDICES DE FOCOS DE DENGUE

Cinco casos de dengue são confirmados no Rio Grande do Sul em 2013
Pacientes são de Cândido Godói, Espumoso, Caxias do Sul e Porto Alegre
   Pacientes são de Cândido Godói, Espumoso, Caxias do Sul e Porto Alegre

     Cinco casos de dengue foram registrados no Rio Grande do Sul desde o início do ano. Os pacientes são moradores das cidades de Cândido Godói, Caxias do Sul, Espumoso, onde duas pessoas tiveram a doença, e ainda Porto Alegre. 

     Santa Rosa tem vivido altas temperaturas neste verão e com as chuvas seguidas, a umidade é maior, o que contribui para a proliferação do mosquito da Dengue (aedes aegypti). A Vigilância Sanitária tem trabalhado muito para combater os focos que estão elevados e acima de 1%, índice este considerado controlável. Conforme levantamento efetuado pelas equipes de vigilância, a vila Santa Inês é a localidade que apresentou o maior índice de focos do mosquito da dengue, cerca de 40%.

     Na sequência vem o Loteamento Terra com 13,33%, Vila Perna em Cruzeiro com 12,50%, Vila Planalto com 11,90%, Jardim Petrópolis com 10.81%, Sulina com 10.53%, Speroni com 8%, Vila Glória com 6,06%, e Vila Pereira com 2,70%. Segundo Marco Aurélio, coordenador da Vigilância Sanitária em Santa Rosa, nesta semana os agentes de combate as endemias estarão fazendo mutirão nos 02 cemitérios municipais, inclusive no sábado e domingo. Na semana seguinte estarão percorrendo as vilas e bairros de nossa cidade para orientar e auxiliar a população em como evitar a proliferação do aedes aegypti.

     A população tem um papel fundamental no auxilio do combate a este inseto não acumulando lixo nos pátios das casas, colocando-o para o correto recolhimento e principalmente não deixar água parada em potes de flores, vasos, garrafas e qualquer outro recipiente que permita a proliferação do mosquito da dengue. Em caso de suspeita de contaminação a pessoa deve procurar um Posto de Saúde para passar por uma triagem e permitir que os profissionais da Vigilância Sanitária façam uma pesquisa vetorial (PVE) na residência e arredores.

     Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, Marilina Bercini, todos os casos são importados – quando o paciente contrai a doença fora do território gaúcho. “Nenhum desses casos teve complicação. Os pacientes já foram medicados e se recuperam da doença. Alguns até já foram liberados do hospital e estão em casa”, explica.

     Ainda segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 26 casos de suspeita de dengue foram encaminhados para análise. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica ressalta que, atualmente, a infestação do mosquito está sendo combatida em 79 municípios gaúchos. Mesmo assim, desde 2007 são registrados apenas casos importados da doença no Rio Grande do Sul.

     Ela reforça que ações de prevenção estão sendo realizadas em todas as cidades gaúchas. Na Capital, desde segunda-feira, agentes de combate a endemias investigam a existência de focos do mosquito transmissor da doença. Estão sendo visitados 12,5 mil imóveis em 82 bairros de Porto Alegre.

Fonte e Foto: Jornal Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário