segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MP cogita pedir prisão dos donos de boate em Santa Maria

Para promotor, mortes decorreram de uma sucessão de erros

   Acesso por uma via estreita pode ter contribuído para o incidente
   Crédito: Tarsila Pereira


     Diante de uma série de supostas ações irregulares, o Ministério Público cogita a possibilidade de pedir a prisão dos proprietários da boate Kiss e dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, após o incêndio no local, que causou a morte de pelo menos 234 pessoas. 

• Saiba como ajudar as vítimas

     Conforme o promotor Joel Duarte, passado o primeiro momento de consternação, o Ministério Público deve partir, nesta segunda-feira, para a parte técnica da investigação e apurar as responsabilidade pela tragédia na danceteria. Ele destacou que uma sucessão de erros explica o ocorrido. "Estive no local, houve sérios erros na boate, como por exemplo, a questão da saída e entrada em um único local. Além de ser estreita era uma única via, não havia sinalização para indicar um caminho mais rápido, tanto que muitas delas acabaram indo para o banheiro”, destacou.

     Sobre a possibilidade de prisão, o promotor sustenta ter havido uso de artifícios pirotécnicos em lugares fechados, situação que, segundo ele, é proibida. “Um prisão preventiva foi pensada, ou ao menos uma possibilidade ao menos de temporária. Queremos encontrar os eventuais responsáveis para cobrar criminalmente ou em outras instâncias”, declarou.

     No início da noite, os advogados do estabelecimento, do escritório Kümmel & Kümmel, divulgaram uma nota oficial a respeito do ocorrido, em nome dos proprietários. Confira o texto na íntegra:

NOTA DE SOLIDARIEDADE E DE PESAR

A BOATE KISS, por sua direção, vem a público manifestar a todas as famílias das vítimas o seu maior sentimento de dor e de solidariedade em decorrência da lamentável tragédia, ocorrida nesta madrugada, nas suas dependências.

A bem da verdade diante dos inúmeros boatos a respeito do ocorrido deseja esclarecer que a situação da empresa se encontra regular, contando com todos os equipamentos previsíveis e necessários para o sistema de proteção e combate contra o incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, adequado às necessidades da casa e de seus freqüentadores.

A direção da empresa, por seu turno, já se colocou à inteira disposição das autoridades para fornecer todos os documentos necessários à apuração dos fatos, que restarão devidamente esclarecidos no curso da investigação.
 
Lamentamos sinceramente a extensão da tragédia que excedeu a toda a normalidade e previsibilidade de qualquer atividade empresarial, creditando o terrível acontecimento a uma fatalidade que somente Deus tem condições de levar o consolo e o conforto espiritual que desejamos a todos os familiares e ao povo santamariense, gaúcho e brasileiro.

Santa Maria, 27 de janeiro de 2013

Santo Entretenimento Ltda.
Boate Kiss 

Fonte: Jimmy Azevedo e Wagner Machado / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário