domingo, 6 de janeiro de 2013

Chuva provoca alagamentos em Ronda Alta, Norte do RS

Moradores de três bairros tiveram casas invadidas pela água e deslizamento causou bloqueio na ERS 404

   Moradores de três bairros tiveram casas invadidas pela água 
   Crédito: Juliana Graminho/Diário da Manhã/Divulgação CP

     O município de Ronda Alta, no Norte do Rio Grande do Sul, sofreu estragos por conta das chuvas, neste domingo. De acordo com a Brigada Militar, houve quatro pontos de alagamento. Muitas casas foram invadidas pela água nos bairros Ipiranga, Santa Helena e no Centro da cidade. Um deslizamento também provocou bloqueio na RS 404, que liga Rondinha a Ronda Alta. 

     Pelo menos 30 famílias foram afetadas pela elevação da água nos diversos pontos da cidade. A população recebe auxílio da prefeitura em salão na área central da cidade.

     Também no Norte do Estado, os bombeiros de Erechim tiveram trabalho com estragos do excesso de precipitação. A principal intervenção foi em dois deslizamentos de barrancos. Um deles foi registrado no bairro Aeroporto a 5 quilômetros do Centro e o outro no bairro Progresso, a cerca de 6 quilômetros do centro. No Aeroporto, próximo às margens da BR 153, a defesa civil requisitou máquina da prefeitura para desobstruir rua que ficou trancada e providenciar o escoamento da água. 

     Em nenhum dos casos houve feridos ou casas atingidas, mas os bombeiros e a defesa civil do município foram acionados para fazer um levantamento sobre a situação. No bairro São Cristóvão os bombeiros registraram a queda de uma árvore sem maiores consequências, enquanto no bairro Cerâmica, foi necessária a desobstrução de um bueiro. Como a tubulação ficou trancada a água desceu um barranco ameaçando casas, mas não foram registrados estragos nas residências. 

     Ainda no bairro Progresso os bombeiros distribuíram uma lona para proteger uma casa que teve uma telha rachada e com isso a água entrava no forro da residência. A chuva em Erechim começou na noite de sábado com algum vento. No domingo, depois das 11h30min choveu até por volta das 16h. De acordo com os bombeiros as chuvas de sábado e parte do domingo chegaram a 43 milímetros. 

     Com a precipitação a cidade vive um início de ano diferente das últimas temporadas. No mesmo período, havia sinais de estiagem e de queda nos níveis de água em lagos da cidade, como na barragem da Corsan. Hoje, os rios Ligeirinho, Leãozinho e Rio do Campo, que abastecem a barragem, estão com grande vazão. Na barragem da Corsan a água está passando por cima do vertedouro.


Com informações de José Adelar Ody.


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário