quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Metalúrgicos protestam em frente à fábrica de Santa Rosa

Cerca de 700 trabalhadores reivindicam redução de jornada de trabalho e melhores salários

   Protesto reúne cerca de 700 metalúrgicos
   Crédito: Felipe Dorneles / Especial / CP

     Metalúrgicos da planta da AGCO em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, protestam por redução de jornada de trabalho, melhores salários e subsídio para transporte. A manifestação começou às 7h e deve se estender até as 10h. Nenhum metalúrgico entrou na empresa.

     O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa, João Roque dos Santos, diz que a reivindicação é por uma redução de 44 horas para 40 horas de trabalho, a exemplo do que ocorre na planta de Canoas: “não há motivos de os trabalhadores de uma planta ter benefícios e os de outra não”.

     Além disto, eles buscam subsídio para transporte coletivo, que também é fornecido para os funcionários de Canoas. Outra reivindicação é por um plano de cargos e salários: “hoje, um metalúrgico com 15 anos de trabalho, ganha pouco mais que o piso, o que não é justo”. O piso da categoria é de R$ 837.

     O sindicato apresentou reivindicações para a empresa há 90 dias. Depois disso, ainda ocorreu uma reunião entre as partes, e não houve avanço. A AGCO emprega cerca de 800 metalúrgicos em Santa Rosa. Funcionários de setores administrativos também aderiram à paralisação. Integrantes do sindicato de Canoas participaram do manifesto.



   Foto: Felipe Dorneles / Especial / CP

Fonte: Felipe Dorneles / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário