quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Juíza pede ação contra prefeito que foi à posse montado em burro no RS

Vanderlei Batista (PTB) contrariou liminar expedida no início da semana.
Coligação vencedora pode ter de pagar multa de R$ 500, diz promotor.
Prefeito eleito de Passa Sete, no RS, vai à posse montado em um burro (Foto: Tiago Guedes/RBS TV)
   Prefeito eleito de Passa Sete vai à posse montado em um burro
   (Foto: Tiago Guedes/RBS TV)

     A juíza Luciane Glesse, de Sobradinho, cidade do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, pediu nesta quarta-feira (2) que o Ministério Público Eleitoral (MPE) mova uma ação penal contra o prefeito de Passa Sete. Eleito no pleito do ano passado, Vanderlei Batista (PTB) foi à cerimônia de posse montado em um burro, contrariando uma liminar expedida pela magistrada em favor dos partidos de oposição no início da semana. Caso fique comprovada desobediência à ordem judicial, a coligação vencedora terá de pagar multa.

     De acordo com o promotor eleitoral de Sobradinho, João Ricardo Santos Tavares, uma cláusula da liminar prevê como punição o pagamento de uma multa no valor de R$ 500 para a coligação do candidato eleito. “Não tive acesso formal ao comunicado da juíza, mas se ficar comprovado que houve descumprimento da lei, a pena deve ser essa. Além disso, o prefeito poderá responder pessoalmente por crime de desobediência. Como tem foro privilegiado, o caso será repassado para a Procuradoria de Prefeitos”, relata.

     Além de proibir o uso do animal na posse, a Justiça determinou a busca e apreensão de camisetas com frases consideradas ofensivas ao PMDB de Passa Sete. Segundo o prefeito eleito, a origem dos fatos foi o debate com o adversário Ataídes Lopes (PMDB). "Eu fui chamado de burro em um debate que fizemos em uma rádio", conta Batista. "Estou cumprindo a minha promessa", justifica.

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário