sábado, 26 de janeiro de 2013

Egito condena 21 pessoas à morte por massacre em estádio

74 pessoas morreram em confronto entre torcedores em Port Said.
Tragédia foi em fevereiro de 2012; mais de 50 pessoas aguardam julgamento.

     Um tribunal egípcio condenou neste sábado (26) à pena de morte 21 pessoas julgadas pelo massacre no estádio de Port Said, onde 74 pessoas morreram em enfrentamentos entre torcedores de dois clubes de futebol rivais em fevereiro de 2012, segundo a agência Reuters.

     No total, 73 pessoas foram julgadas pelo envolvimento nas mortes – destas, 21 foram condenadas à morte. 

     A Justiça ordenou que os acusados restantes permaneçam presos até a sentença definitiva.O juiz responsável afirmou que irá anunciar o veredito dos outros 52 acusados no dia 9 de março. Entre as pessoas em julgamento estão nove membros dos serviços de segurança egípcios.

A autoridade religiosa egípcia ainda irá revisar a sentença.

Egípcios reagem neste sábado (26) ao veredito de pena de morte para acusados de massacre em estádio de futebol em Port Said, ocorrido em fevereiro de 2012, quando 74 pessoas morreram (Foto: Asmaa Waguih/Reuters) 
Egípcios reagem neste sábado (26) ao veredito de pena de morte para acusados de massacre em estádio de futebol em Port Said, ocorrido em fevereiro de 2012, quando 74 pessoas morreram (Foto: Asmaa Waguih/Reuters)

     Em 1º de fevereiro de 2012, 74 pessoas morreram e 254 ficaram feridas nos enfrentamentos no estádio de Port Said, que envolveu os torcedores do clube local, Al Masry, e do Al Ahly, do Cairo, o mais popular do país.

     Ainda de acordo com a Reuters, dois policiais morreram no exterior da penitenciária de Port Said durante protestos ocorridos no andamento do julgamento. Um grupo tentou invadir a penitenciária para libertar os réus. Carros foram queimados nas ruas da cidade.

Torcedores invadem campo em estádio de Port Said após a partida entre os clubes  Al-Ahly e Al-Masry  (Foto: AP)
Torcedores invadem campo em estádio de Port Said após a partida entre os clubes Al-Ahly e Al-Masry em fevereiro de 2012 (Foto: AP)

Torcedores dos dois times e parentes das vítimas celebraram a sentença no Cairo.

     A sentença foi anunciada após um dia de extrema tensão no Egito, que na sexta-feira (25) lembrou o segundo aniversário da revolução contra Hosni Mubarak com protestos nos quais morreram pelo menos sete pessoas e centenas ficaram feridas.

Fonte: Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário