sábado, 19 de janeiro de 2013

25º Rodeio Crioulo de Caxias tem regras: quem maltratar animais, por exemplo, pode ser expulso

Termos de Ajustamento e Conduta entre 25ª Região Tradicionalista e Ministério Público (MP) estabelecem o que não é permitido durante o evento
25º Rodeio Crioulo de Caxias tem regras: quem maltratar animais, por exemplo, pode ser expulso Porthus Junior /
Provas artísticas e campeiras ocorrem até dia 27 de janeiroFoto: Porthus Junior

     O 25º Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul ocorre desde a sexta-feira e tem regras: desde 2009, Termos de Ajustamento de Conduta firmados entre 25ª Região Tradicionalista e Ministério Público (MP) deixam claro o que não é permitido durante o rodeio. A programação segue até dia 27 de janeiro, um domingo.

     Segundo o coordenador do rodeio, Jó Arse, quem descumprir medidas pode sofrer punições. Quem maltratar animais será convidado a deixar o evento. O caso é levado ao MP e ao conselho de ética da 25ª. O autor da infração pode ser multado e proibido de participar de atrações tradicionalistas por determinado período, definido pelos patrões. Segundo Jó, a pena já foi aplicada diversas vezes, mas ultimamente as regras têm sido respeitadas. Para cada item do termo descumprido, a 25ª pagará multa.

     Quando o infrator é integrante de um CTG, a entidade também costuma definir punições. Mesmo que a pessoa não faça parte de nenhuma agremiação, também é afastada do rodeio. Em casos graves, a Brigada Militar pode ser acionada.

     Conforme o coordenador, os CTGs atuam como fiscais das normas, assim como a própria 25ª. Qualquer pessoa pode denunciar irregularidades, basta procurar as secretarias da 25ª e do rodeio (na entrada do Pavilhão 2, em frente à casa de vidro), a secretaria campeira (sob a casa dos narradores) ou ainda solicitar, junto aos narradores, a presença de um representante da organização.

     Quanto ao uso de armas, Jó lembra que facas só são permitidas na área de provas. A espora também é permitida nas competições.

Fonte: PIONEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário