sábado, 30 de junho de 2012

Tempestade deixa um morto e 2 milhões sem energia nos EUA

Mulher morreu na queda de uma árvore sobre sua casa.
Governador da Virginia Ocidental declarou estado de emergência.


     Uma violenta tempestade que afetou a região metropolitana de Washington, capital dos EUA, na noite de sexta-feira (29) matou uma pessoa e deixou dois milhões de moradores sem energia elétrica.

     O canal NBC News informou que uma mulher faleceu na queda de uma árvore sobre sua casa ao norte da Virginia.

     O governador da Virginia Ocidental, Earl Ray Tomblin, declarou estado de emergência depois que mais de 500 mil clientes em 27 condados ficaram sem energia elétrica.

     A Pepco, empresa que fornece energia elétrica, informou que 226.012 moradores foram afetados no condado de Montgomery, 133.160 no condado de Prince George, ambos em Maryland, e 66.684 em Washington.

     Mais de 800 mil pessoas estavam sem energia elétrica na Virginia, segundo a empresa Dominion Virginia Power.

     Em Maryland, a falta de energia afetava 430 mil residências.

Fonte: Do G1, com informações da France Presse

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Africana que veio para a Rio+20 é roubada e não consegue deixar o país

Hadijatou Aboubacar fazia parte da delegação do Níger na Rio+20.
Ela teve os documentos roubados num shopping da cidade.


A nigerina, Aboubacar Amadou Hadjatou, que veio para a conferência Rio+20, e que teve os documentos furtados (Foto: Eduardo Naddar / Agência O Globo)
A nigerina Aboubacar Amadou Hadjatou que veio para a conferência Rio+20 e que teve os documentos furtados (Foto: Eduardo Naddar / Agência O Globo)


     A africana Hadijatou Aboubacar, que fazia parte da delegação do Níger na Conferência das Nações Unidas - a Rio+20 -, ainda não conseguiu retornar para o seu país após ter tido os documentos roubados no Rio de Janeiro.

     O Itamaraty informou que a estrangeira procurou, na quinta-feira (28), o escritório no Rio e como o Níger não tem embaixada no Brasil, ela ligou para a embaixada do país em Nova York, nos EUA.

     Hadijatou chegou ao Rio no dia 19 de junho e participou de várias discussões da Rio + 20.
 
     Na terça-feira (23), teve o passaporte roubado dentro de um shopping e fez o registro de ocorrência, mas, mesmo com o documento na mão, não conseguiu embarcar de volta pra casa.

     "Eu quero ir para casa", afirma emocionada a africana.

     Ela conta que teve a carteira furtada enquanto fazia compras no shopping RioSul, na Zona Sul da cidade, e reclama que não teve nenhuma ajuda do estabelecimento. Em nota divulgada nesta  sexta-feira (30), o shopping informou que prestou todo o suporte as mais de 20 comitivas que passaram pelo local durante a Rio+20 e que não houve qualquer registro de ocorrência envolvendo turistas e visitantes no período. O estabelecimento declarou ainda que não há nenhum registro no serviço de atendimento ao cliente e junto à administração sobre o caso de Aboubacar Amadou Hadjatou.

     No dia seguinte, a estrangeira foi ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, e foi ajudada por uma professora de inglês que fazia traduções para a Rio+20.

     A estrangeira sem dinheiro e sem saber para quem pedir ajuda foi abrigada pela professora dentro de casa na Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

     “As pessoas falaram que é loucura, mas é uma questão só de humanidade. Se colocar no lugar dela e pensar que eu poderia estar na África sem dinheiro e sem ter como voltar pra casa”, disse a professora Elida Hederick.

     Governantes do Níger pediram ajuda aos Estados Unidos, onde tem a embaixada do país, mas enquanto um documento não chega ao Rio, Hadijatou não consegue voltar ao país e rever os cinco filhos.

Fonte: Do G1 RJ

Acidente mata cinco pessoas na BR-116 em Santa Cecília, Planalto Norte de SC

Uma carreta teria caído em cima de um carro, esmagando o veículo


     Cinco pessoas morreram em um acidente, no início da noite desta sexta-feira, no km 155 da BR-116, em Santa Cecília, no Planalto Norte de Santa Catarina. De acordo com as primeiras informações da Concessionária Autopista Planalto Sul, que atende a região, uma carreta teria caído sobre um Celta, esmagando o veículo, e atingindo também um segundo carro. 

     Morreram o motorista da carreta Volvo placas JHX 4173, de Brasília (DF), que estava carregada com frutas; três pessoas que estavam no Celta placas AUE 5263, de Curitiba (PR); e uma pessoa que estava em outro Celta placas MDG 0937, de Lages. Uma sexta pessoa, que estava na carreta, ficou ferida e foi levada para o hospital de Curitibanos. 

     Os corpos das vítima foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Curitibanos e, até as 20h20min, não haviam sido identificados.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Remédio para Alzheimer será distribuído gratuitamente a partir de julho

Lotes do medicamento foram entregues às secretarias de Saúde do país


     O laboratório do Instituto Vital Brazil (IVB), localizado em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, entregou nesta sexta-feira às secretarias estaduais de Saúde os primeiros lotes de rivastigmina, medicamento destinado ao tratamento dos portadores de Alzheimer. A expectativa, segundo o vice-presidente do IVB, é que o remédio estará disponível a partir de julho, e será entregue trimestralmente. O Ministério da Saúde será o responsável pela distribuição nacional gratuita, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS).

     “O medicamento vai ser distribuído a todos os almoxarifados de todas as secretarias de todos os estados da Federação. Haverá ainda uma destinação ao almoxarifado do ministério em Brasília, (para formação) do chamado estoque estratégico, ou seja, se faltar esse medicamento em algum local, por acréscimo de demanda, vai existir um quantum que poderá ser encaminhado”, explicou Horta.

     Foram entregues quatro toneladas do remédio, quantidade capaz de atender ao total da demanda do país. De acordo com dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), cerca de 6% das 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos sofrem com a doença.

     O vice-presidente do IVB, Bernardo Horta, disse que o projeto é fruto de uma nova política de governo federal que, por meio de legislações específicas, incentivou a produção nacional da rivastigmina, fortalecendo o campo da saúde através de uma parceria público-privada. De acordo com Horta, o processo de produção teve início há dois anos, quando o IVB constituiu uma parceria que envolvia o laboratório Laborvida, do Rio, e o laboratório EMS, de São Paulo, o maior produtor do país no campo dos medicamentos genéricos.

     “Foi necessária muita pesquisa para desenvolver a formulação do medicamento. Um laboratório multinacional detinha a sua patente, que foi posteriormente expirada. Isso propiciou o processo de desenvolvimento da formulação do medicamento. A partir daí, resultou o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e foi então iniciada a sua produção”, disse Horta.

     O Alzheimer é uma doença degenerativa, caracterizada pela perturbação das funções cognitivas, e é ainda incurável e progressiva, levando à morte. Esses sintomas muitas vezes são acompanhados pela deterioração do comportamento social, da motivação e do controle emocional.

     Para a distribuição dos lotes, o Instituto Vital Brazil firmou com o Ministério da Saúde contrato de cinco anos, com o compromisso de atender toda a demanda nacional necessária. O medicamento a ser entregue possui formulações que variam de 1,5 mg a 6 mg, em embalagens de 15 cápsulas cada.

Fonte: Agência Brasil

Veículo sai da pista e cai capotado sobre os trilhos, na Rua das Chácaras em Ijuí

Trânsito
  Caminhonete caiu sobre os trilhos, capotada. Motorista escapou ileso. Foto: Abel Oliveira

     O motorista Marcos Luis Fischer, 45 anos, levou um susto na manhã desta sexta-feira, 29, em acidente com danos materiais ocorrido na Rua das Chácaras, bairro Osvaldo Aranha, por volta das 11h.

     Marcos Fischer informou à BM que transitava sentido centro-Cotrijuí, quando, ao atender ao telefone celular, acabou perdendo o controle de direção do veículo que dirigia.

     A caminhonete F.4000, com placas de Eugênio de Castro, IFS 0919, saiu à direita da via, desceu um barranco e caiu capotada em cima dos trilhos.

     A Brigada Militar e os agentes de trânsito do município estiveram no local para o registro da ocorrência e auxílio de trânsito na remoção do veículo acidentado.

Fonte: Abel Oliveira / PORTAL IJUHY.COM

União por Santo Augusto já definiu seus candidatos ao pleito de 2012

Convenções dos Partidos da União por Santo Augusto aconteceram na Câmara Municipal de Vereadores
  José Luiz Andrighetto (PDT) e Naldo Wiegert PMDB) concorrerão pela União por Santo Augusto

     A coligação União por Santo Augusto formada pelos partidos do PDT, PMDB e PT, sai na frente na decisão de candidatos para as eleições de 2012, já que a convenção dos três partidos aconteceu sábado passado, dia 23, realizadas na Câmara Municipal de Vereadores.

     Durante a convenção os convencionais dos três partidos votaram a favor da coligação e dos candidatos, não havendo nas três agremiações nenhum voto nulo ou branco na decisão pelo nome do candidato a prefeito e do candidato a vice-prefeito.

     Por tanto, por unanimidade, foram escolhidos para concorrerem pela União por Santo Augusto, José Luiz Andrighetto (PDT), candidato a Prefeito e Naldo Wiegert (PMDB) como vice-prefeito.

     Também foi escolhida a nominata de candidatos que disputarão o legislativo santoaugustense. Pelo PDT concorrem: Alcides Antonio da Silva (Doca), Bernadete de Melo Camargo, Horácio Ferrando Dornelles, Ivanete Batista, Renato Ferreira Alves (Renatão), Tânia Maria Depiere, Ultramar Luiz de Souza e Valdez Krampe. Pelo PMDB concorrem: Araci Inês Machado, Ivo Ingo Lauer, José Antonio Zangerolami (Zézinho), Josias de Oliveira, Juarez Speroni, Luiz Rotilli, Marlize Petry Sperotto e Rosa Pereira. Pelo PT concorrem dois candidatos: Ivone Terezinha Zimmermann Cardozo e João Carvalho de Oliveira (João PT).

Por: Joce Rodrigues

TSE autoriza candidaturas de políticos com contas reprovadas

Tribunal reconsiderou decisão com 4 votos favoráveis a 3 para as eleições 2012

  Dias Toffoli desempatou votação que autoriza candidaturas
  Crédito: Wilson Dias/ABr/CP


     Em votação apertada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na quinta-feira, 28, reconsiderar a decisão que exigia dos candidatos a eleições aprovação das contas eleitorais para a obtenção do registro de candidatura. Por quatro votos a três, o ministro Dias Toffoli desempatou o pleito que permitirá aos políticos registrarem candidatura apenas apresentando suas contas, mesmo que tenham sido reprovadas anteriormente. 

     Desta forma, as contas não precisam ser aprovadas, mesmo em campanhas que apresentaram irregularidades em seus números financeiros no passado. A maioria foi formada pelos ministros Gilson Dipp, Arnaldo Versiani, Henrique Neves e Dias Toffoli.

     As ministras Nancy Andrighi e Cármen Lúcia Antunes Rocha, bem como o ministro Marco Aurélio Mello, mantiveram entendimento que tinham externado no dia 1º de março. Eles defendem que a reprovação das contas impede o candidato de obter a quitação eleitoral para formalizar candidatura.

Fonte: Correio do Povo

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Diretório Estadual do PP dissolve o Diretório Municipal de Ijuí e destitui sua atual Comissão Executiva

Nota oficial do Partido Progressista do Rio Grande do Sul

  Executiva Estadual altera decisão do PP de Ijuí - Foto: Floriano Becker

1. Considerando que a convenção municipal do Partido Progressista de Ijuí realizada no último dia 23 de junho terminou em empate de 23 votos a favor de apoiar a coligação PDT – PT e 23 votos a favor de coligação com o PC do B(PMDB-PSDB-PSB) com o PP indicando o candidato a vice;

2. Considerando que mais de 1/3 dos membros do Diretório Municipal requereram a participação e a manifestação do Diretório Estadual na busca de solução para o impasse;

3. Considerando o requerimento foi convocada uma reunião extraordinária da Executiva Estadual para o dia 28 de junho de 2012, às 10h30, para deliberar sobre a questão, já que não há previsão no Estatuto;

     4. Considerando que o presidente municipal do PP, Roberto Petter da Silva, foi comunicado desta decisão através da resolução 005/2012 em 25/06/2012, às 19h30, e posteriormente pelo envio à cidade de Ijuí, no dia 27/06/2012, às 15h, do Secretário-Executivo do PP/RS, Luciano Machado de Oliveira;

5. Considerando que, apesar disso, a Executiva Municipal do PP de Ijuí convocou uma nova reunião em prosseguimento à convenção do dia 23/06/2012, dando direito de voto aos suplentes, o que não é amparado pelo estatuto do partido, e pelo próprio edital assinado e publicado pelo presidente do PP de Ijuí;

6. Considerando que foi decidido e divulgado o apoio do PP de Ijuí à coligação PDT-PT sem aguardar a decisão da Executiva Estadual;

7. Considerando que os integrantes da Executiva Estadual decidiram – de forma unânime – com a presença de 26 de seus membros, aprovar a resolução 006/2012 (para ler na íntegra acesse http://www.pp-rs.org.br/adm/fotos_downloads/Resolu...) pela qual fica deliberado:

a. Dissolver o Diretório Municipal de Ijuí e destituir sua atual Comissão Executiva;

b. Nomear uma comissão provisória composta pelos seguintes membros:

Joel Carlos Goi, Darly Bucholz de Oliveira, Armindo Pydd, Rubem Carlos Jagmin, Julieta Palombo Sandri, Luana Borchard e Fernanda Dambrós Goi.

8. Presidirá a Comissão Provisória o senhor Joel Carlos Goi.

9. Remeter cópia da presente resolução ao Tribunal Regional Eleitoral
do Rio Grande do Sul – TER-RS, com a informação da desconstituição imediata do órgão partidário – com anulação de todo e qualquer ato realizado pela Comissão Executiva Municipal do PP de Ijuí, adotado após a Convenção Municipal do dia 23/06/2012 – e a nomeação da Comissão Provisória aqui designada.

10. Determinar à Comissão Provisória do PP/Ijuí que, observando os prazos constantes na legislação eleitoral aplicável ao pleito de 2012, adote as providências necessárias para a conclusão do ato convencional, notadamente com as escolhas dos candidatos que integrarão as chapas majoritária e proporcional e definição das coligações que o partido integrará.

Porto Alegre/RS, 28 de Junho de 2012

Celso Bernardi

Presidente Estadual do PP/RS

Fonte: Site PP/RS

Paraguai será suspenso do Mercosul, diz Patriota

Líderes do bloco consideram que deposição de Fernando Lugo feriu a democracia


  Antônio Patriota em reunião na cidade argentina de Mendoza
  Crédito: Juan Mabromata / AFP / CP


     Em reunião na cidade argentina de Mendoza, os demais países do Mercosul decidiram suspende o Paraguai dos órgãos do bloco, nesta quinta-feira. Os líderes das nações avaliam que a destituição do presidente Fernando Lugo não ocorreu de uma forma democrática, conforme informa o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota.

     "Estamos elaborando uma decisão que será analisada na sexta pelos presidentes. Lamentamos muito esta situação, mas constatamos que não existe uma plena vigência democrática neste país", afirmou Patriota em entrevista coletiva após o encontro de chanceleres da região.

• Leia mais sobre a crise política no Paraguai

     Conforme ele, a sanção contra o novo governo paraguaio, que não participará da cúpula do Mercosul em Mendoza, tem como base o chamado Protocolo de Usuhaia 1, de 1998, que prevê medidas contra um país onde não há garantias para a democracia. O presidente Fernando Lugo foi destituído em um impeachment sumário, na sexta-feira passada, após a morte de seis policiais e 11 sem-terra durante a desocupação de uma fazenda, no dia 15 de junho.

     A reunião a portas fechadas em um luxuoso hotel de Mendoza teve a presença dos representantes de Argentina, Héctor Timerman; Uruguai, Luis Almagro, Venezuela, Nicolás Maduro, e Patriota. Nenhum representante do novo governo paraguaio, presidido por Federico Franco, participa da cúpula.

     A eventual criação de um Tratado de Livre Comércio com a China, assim como medidas para enfrentar os efeitos da crise europeia, são outros temas abordados pelos chanceleres do Mercosul. Na sexta-feira, os presidentes e ministros da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) também condenarão a decisão do Senado paraguaio de destituir Lugo por "mau desempenho de suas funções", em uma reunião extraordinária que contará com a presença de representantes de 11 dos 12 países sul-americanos. Além dos países fundadores, a Venezuela está em processo de adesão ao Mercosul, até agora travado pelo Parlamento paraguaio, enquanto Chile, Bolívia, Equador e Peru são associados.

Fonte: Correio do Povo, com informações da AFP 

Réu é condenado por tentativa de homicídio e preso ao final do Júri

Elci Bones Carvalho, 46 anos, pegou cinco anos e oito meses de reclusão, no julgamento popular desta quinta-feira.

Depondo em Juízo, de costas, Elci Bones Carvalho alegou legítima defesa, mas acabou condenado. 
Foto: Abel Oliveira

     O Tribunal Popular do Júri da Comarca de Ijuí, sob a presidência do Juiz Vinícius Borba Paz Leão, julgou e condenou nesta quinta-feira, 28, o réu Elci Bones Carvalho, 46 anos, denunciado pelo Ministério Público (MP), pelo crime de tentativa de homicídio qualificado.

     A Sentença proferida pelo Juiz é de cinco anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado, em função da reincidência.

     O magistrado ainda decretou a prisão imediata do réu, por ter ele se envolvido em novos delitos praticados com grave ameaça à pessoa, já estando definitivamente condenado, além de possuir outra condenação ainda não transitada em julgado.

     Entendeu o Juiz Vinícius Borba Paz Leão que o acusado, em liberdade, poderia voltar a cometer novos delitos. Assim, ao final do julgamento, Elci foi recolhido à Penitenciária Modulada.  

     O advogado criminalista, atuante no Tribunal do Júri, José Altemar Elias da Silva informou que vai recorrer da decisão. Enquanto isso, seu cliente vai permanecer preso.

     A denúncia foi sustentada pelo Promotor de Justiça Érico Fernando Barin, em substituição ao Promotor Valério Cogo, em férias.

     Nos debates acalorados entre acusação e defesa, o Promotor Érico Barin conseguiu derrubar a tese de legítima defesa e convencer os Jurados da real tentativa de morte, imputada ao réu.  

     O crime julgado nesta quinta-feira ocorreu no dia 6 de março de 2010, quando Elci Bones Carvalho teria tentado matar a tiros a vítima Alexandre Carpes Kosloski.

Imagens do julgamento desta quinta-feira, 28. Fotos: Abel Oliveira





Fonte: Abel Oliveira / PORTAL IJUHY.COM

Mandado contra pedofilia apreende 5,7 mil fotos e vídeos na Capital

Operação contra divulgação de imagens de abuso infantil prendeu 32 pessoas em todo o Brasil


     Em apenas um dos mandados de busca cumpridos nesta quinta-feira, em Porto Alegre, na operação contra pornografia infantil na internet, foi apreendida uma coleção de 5.700 fotos e diversos vídeos de crianças em situação de abuso sexual. A Polícia Federal cumpriu 50 mandados de busca em todo o Brasil, que resultaram na apreensão de farto material, entre HDs, computadores, mídias, pendrives e outros acessórios para armazenamento de arquivos digitais, câmeras fotográficas e filmadoras. O balanço da operação DirtyNet foi divulgado no final da tarde e 32 pessoas envolvidas na quadrilha que compartilhava imagens foram presas.

     No Rio Grande do Sul foram presas cinco pessoas. As prisões ocorreram ainda no Paraná (3), São Paulo (9), Rio de Janeiro (5), Espírito Santo (1), Ceará (1), Minas Gerais (5), Bahia (1) e Maranhão (2). Uma pessoa segue foragida. As informações repassadas pela Polícia Federal a autoridades estrangeiras resultaram, ainda hoje, em ações de combate à divulgação de pornografia infantil no Reino Unido e na Bósnia e Herzegovina.

     A Operação DirtyNet é um desdobramento da operação Caverna do Dragão. As investigações apuraram que a rede era formada por 160 homens, 97 deles do exterior e 63 brasileiros. Os suspeitos compartilhavam material de pornografia infantil em outros 34 países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Indonésia, Irã, Holanda, Macedônia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Suécia, Tailândia e Venezuela.

     Somente usuários cadastrados que recebiam convites e possuíam senha de acesso participavam da rede. Os materiais eram compartilhados em arquivos criptografados, para dificultar a visualização para pessoas de fora. As investigações da PF prosseguirão para de verificar se as imagens eram apenas encaminhadas ou também produzidas pelos membros.

     Os suspeitos, valendo-se da suposta condição de anonimato na rede, trocavam milhares de arquivos contendo cenas degradantes de adolescentes, crianças e até bebês em contexto de abuso sexual. A próxima fase da operação é a identificação das vítimas e dos crimes. O material passará pela perícia para comprovar o indício de produção de imagens, ou seja, de abuso e estupro de vulnerável.

Fonte: Correio do Povo

Mulher morre em acidente de trânsito em Guaíba

Automóvel Palio e caminhão se chocaram no quilômetro 309 da BR-116


     Uma mulher morreu no final da tarde desta quinta-feira em um acidente de trânsito em Guaíba, na Região Metropolitana.

     De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um automóvel Palio e um caminhão colidiram no quilômetro 309 da rodovia Porto Alegre-Camaquã (BR-116). A motorista do Palio, identificada como Mariangela Skihan Lopes, 48 anos, morreu no local. O condutor do caminhão, Renato Lopes de Lopes, não se feriu.

     Ainda não há informações sobre as causas do acidente. Segundo a PRF, o trânsito flui normalmente.

Fonte: ZERO HORA

Agora São 57 Mortos Por Gripe H1N1 No Sul Do País

    Desde o início de 2012 a região sul do país vem registrando um aumento significativo nos casos fatais de gripe A, agora são 57 mortes confirmadas de pacientes que contraíram influenza A (H1N1). Conforme os últimos boletins, divulgados entre os dias (25) e (26) pelos três estados da região, houve 35 mortes causadas pela gripe suína em Santa Catarina, 13 no Paraná e nove no Rio Grande do Sul.

     Os municípios de Santa Catarina com maior número de óbitos são Blumenau (7 mortes), Videira (3) e Tubarão (2). No Paraná, as cidades de São José dos Pinhais (3) e Curitiba (2) aparecem no topo da lista. No Rio Grande do Sul, Santo Ângelo (2).

     No Paraná, a faixa etária dos pacientes que morreram varia entre 16 e 70 anos de idade. No Rio Grande do Sul, de 15 a 59, além de uma vítima com mais de 60 anos. A Secretaria de Saúde Santa Catarina informará o perfil das vítimas nos próximos dias.

     A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que, diferente do que foi feito na pandemia de 2009, não está divulgando boletins com os dados nacionais da doença. Em agosto de 2010, com base nos dados epidemiológicos, a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia como encerrada.

     De acordo com o ministério, mesmo com o fim da pandemia, o subtipo A (H1N1) 2009 continua circulando no mundo inteiro, produzindo apenas surtos localizados, porque a maioria das pessoas já está protegida contra ele, seja porque tiveram a infecção natural ou porque se vacinaram.

     O estado de São Paulo divulgou a ocorrência de 11 mortes desde janeiro. Minas Gerais relatou um total de cinco mortes.

     Conforme dados do Ministério da Saúde, a Região Sul registrou 789 mortes por gripe A (H1N1) em 2009. Nos anos seguintes, de 2010 e 2011, foram 21 e 14, respectivamente. Em todo o país, morreram em razão da doença 2.060 pessoas em 2009, 113 em 2010 e 27 em 2011.

     Os médicos devem prescrever o medicamento antiviral oseltamivir, conhecido pela marca Tamiflu, a todos os pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento. Os sintomas da síndrome gripal são surgimento simultâneo de febre, tosse ou dor de garganta, somados a dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações.

     Entre as orientações para se prevenir contra o vírus da gripe estão lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável. Em caso de síndrome gripal, a orientação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

Fonte: Folha Paulistana
Por Agência Brasil
Edição Davi Oliveira
Final Márcia Martins/FPM

PF deflagra megaoperação contra pornografia infantil na internet

São cumpridos mandados de prisão no Rio Grande do Sul e em outros 10 estados


     A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta quinta-feira a Operação DirtyNet  para desarticular uma quadrilha que compartilhava pornografia infantil na internet. São cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

     Há seis meses a PF monitora redes privadas de compartilhamento de arquivos na internet, onde foram detectadas intensas trocas aproveitando o anonimato na rede, trocavam milhares de arquivos contendo cenas degradantes de adolescentes, crianças e até bebês em contexto de abuso sexual. Além da troca de arquivos foram identificados ainda relatos de outros crimes praticados pelos envolvidos contra crianças, inclusive com menção a estupro cometido contra os próprios filhos, sequestros, assassinatos e atos de canibalismo.

     Os alvos brasileiros compartilhavam material de pornografia infantil ainda com outros usuários da internet em mais 34 países - Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Indonésia, Iran, Holanda, Macedônia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Suécia, Tailândia e Venezuela. A PF já comunicou através da Interpol os países envolvidos para que os seja dado prosseguimento às investigações a fim de identificar todos os envolvidos.

     As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Porto Alegre, Esteio e Santa Maria (RS); Belo Horizonte, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Divinópolis (MG); Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Guaíra (PR); Fortaleza (CE); Natal (RN); Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu (RJ); São Paulo, Santos, São José dos Campos e Piracicaba (SP); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís do Maranhão (MA); Vitória (ES) e Brasília (DF).

Fonte: Correio do Povo

Turquia mobiliza tropas na fronteira com a Síria, diz imprensa turca

Não há confirmação oficial.
Caça turco foi derrubado pela Síria.


     A Turquia enviou um comboio de veículos militares e uma bateria de mísseis terra-ar para a fronteira com a Síria, depois que um de seus aviões foi derrubado por aquele país, informou a imprensa turca.

     A informação não foi confirmada por fontes oficiais.

     Trinta veículos militares e um caminhão que transporta uma bateria de mísseis partiram de uma base na província de Hatay (sul) com destino à fronteira, segundo o jornal Milliyet.

     O canal público TRT exibiu imagens de um blindado de transporte de tropas M-113 equipado com o lança-mísseis terra-ar Stinger rebocado por um caminhão.

     Na quarta-feira, a imprensa turca já havia informado o envio de blindados à fronteira, assim como equipamentos de rádio e radar adicionais.

Fonte: Do G1, com informações da AFP

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Caminhada contra as drogas mobilizou a cidade de Santo Augusto

Conselho Tutelar de Santo Augusto mobiliza comunidade contra as drogas
     Momento em que os dois grupos se encontram na Praça Pompílio Silva (Foto: Joce Rodrigues)

     O Conselho Tutelar de Santo Augusto que vem desenvolvendo um importante trabalho em nosso município, visando o combate as drogas, ampliou suas atividades nesta semana devido o Dia Internacional do Combate as Drogas, no dia de ontem, terça-feira, 26.

     Os conselheiros se articularam e realizaram uma grande mobilização contra o tráfico e o uso de drogas em nosso município. Também foi estabelecido metas e estratégias de sensibilização e prevenção que estarão sendo trabalhadas, como palestras em escolas do município, reuniões nos bairros, divulgações através da imprensa, visando a conscientização do perigo do uso das drogas, salientando ainda a importância de inserção no contexto familiar de uso preventivo sobre o malefício.

     Os trabalhos simultâneos foram realizados com focos nas crianças e adolescentes, famílias e nas escolas, culminando nesta quarta-feira, 27, com a caminhada pelas ruas da cidade expressando o repúdio contra os malefícios causados pelas drogas, com faixas e cartazes.

     A caminhada contra as drogas teve início às 9h, com saídas em dois pontos da cidade, sendo que um grupo saiu da Zona Sul, em frente da antiga Jappe e outro grupo da Zona Norte, em frente ao Posto Novo Horizonte, rumo a Praça Pompílio Silva onde aconteceu o encontro dos grupos. Em seguida aconteceram algumas atividades relacionadas ao evento e apresentações artísticas.

Fotos: Joce Rodrigues





  









Por: Joce Rodrigues, com informações do Conselho Tutelar de Santo Augusto

Jovem taiwanesa perde R$ 68 mil após dinheiro ser comido por cupins

Jovem taiwanesa perde R$ 68 mil após dinheiro ser comido por cupins

Jovem guardava dinheiro acumulado em oito anos de trabalho. (Foto: Reprodução)
  Jovem guardava dinheiro acumulado em oito anos de trabalho. (Foto: Reprodução)

     Uma jovem taiwanesa perdeu cerca de 1 milhão de dólares taiwaneses (cerca R$ 68 mil) por causa de um ataque de cupins em sua residência, onde o dinheiro estava guardado, assinalou na terça-feira as autoridades locais.

     A jovem descobriu que todo dinheiro acumulado em oito anos de trabalho, que deveria ser usado para financiar seus estudos de pós-graduação no exterior e que estava guardado em uma caixa metálica, haviam sido comidos pelos insetos.

     Desolada com a situação, a jovem enviou o que sobrou das notas à polícia para ver se ainda conseguia recuperar seu dinheiro, mas os agentes, que tentaram recompor as cédulas, não tiveram muito êxito.
No entanto, o Banco de Taiwan se comoveu com a situação da jovem e aceitou trocar 26 mil dólares taiwaneses.

     Diante do grande prejuízo da jovem, as autoridades locais aproveitaram a ocasião para fazer um alerta sobre o perigo de guardar altas quantias de dinheiro em casa, ressaltando que o mais seguro é confiar nos serviços oferecidos pelos bancos.

Fonte: Do G1, com informações da Agência Efe

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ministério da Saúde poderá financiar reforma e novos equipamentos para o Vida e Saúde


     O presidente do Hospital Vida e Saúde, Anderson Mantei, foi recebido nesta terça-feira (26/06) no gabinete do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O encontro teve como objetivo encaminhar o pedido de financiamento federal para projetos de reforma e aquisição de equipamentos hospitalares.

     Mantei saiu do encontro satisfeito e animado com a sinalização positiva de Padilha quanto a liberação de recursos para a reforma de dez setores do hospital, entre eles internação, maternidade e cozinha.

     “O ministro disse que, se tecnicamente os projetos forem enquadrados como reforma, haverá a possibilidade de financiamento no valor de R$ 6,5 milhões.

     Padilha também acenou positivamente para a compra de equipamentos destinados à nova unidade hospitalar do Vida e Saúde.

     “Nós construímos o prédio e o ministério entra com o maquinário, no valor de R$ 5 milhões. Saímos daqui na certeza de que teremos o recurso federal tanto para a reforma quanto para a aquisição dos equipamentos”, comemorou Mantei.
 
     A audiência entre Padilha e Mantei foi fruto da união de forças políticas suprapartidárias. Os deputados Jerônimo Goergen (PP-RS), Elvino Bohn Gass (PT-RS) e Osmar Terra (PMDB) estiveram presentes no encontro e também ficaram animados com o resultado. “Fico feliz com a disposição do governo em encaminhar uma demanda de nossa região”, destacou Bohn Gass. Jerônimo também destacou o espírito público dos parlamentares, “o que mostra que a causa da saúde é muito maior do que diferenças ideológicas”.

     O parlamentar lembrou ainda que o encontro serviu para reforçar ao ministro da Saúde a proposta de criação de um curso de medicina em Santa Rosa. “Recebemos a informação de que estão abertos os editais para as residências médicas. Acho que pode ser o início de nossa caminhada até amadurecermos a ideia de uma faculdade específica”, finalizou Jerônimo. 

Fonte: Jornal Noroeste

Polícia pede prisão preventiva de suspeito de matar adolescente em Rio Pardo

Caso Marciele
Polícia pede prisão preventiva de suspeito de matar adolescente em Rio Pardo Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Marciele foi morta dia 17 de maio, quando ia para a escolaFoto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

     A polícia de Rio Pardo solicitou nesta terça-feira a prisão preventiva do suspeito de ter matado a adolescente Marciele Freitas Pinheiro, 12 anos, dia 17 de maio.

     O suspeito, Carlos Adalberto Moraes Jardim, 22, está preso de forma temporária e o prazo dessa prisão acaba no final desta semana. De acordo com o delegado Anderson Faturi, a prisão preventiva foi solicitada porque é fundamental manter o suspeito preso durante as investigações.

     — Todos os indícios colhidos apontam ele como autor do crime — explica.

     Marciele foi morta com 15 facadas quando ia para a escola, pela manhã. Na casa do suspeito, a polícia encontrou uma faca suja de sangue e roupas queimadas. Todo o material está sendo periciado.

     Nesta terça-feira também foi colhido material genético do suspeito para comparar o DNA com os vestígios da cena do crime. Faturi acredita que até a próxima semana deve ser finalizado o laudo pericial.

Fonte: Vanessa Franzosi / ZERO HORA

Bandidos roubam Casa de Apostas em Ijuí e fogem de motocicleta

  Assaltantes fugiram de motocicleta. Imagem ilustrativa

     Um assalto a estabelecimento comercial foi registrado por volta das 14h desta terça-feira, 26, na Avenida Emílio Glitz, bairro Elizabeth, em Ijuí.

     Segundo a vítima; um homem magro, alto, moreno, com piercing acima do olho esquerdo, vestindo roupa escura e usando capuz, fazendo menção de estar armado, invadiu o local e exigiu o dinheiro.

     Em seguida saiu do local com o malote, contendo valor não revelado. O bandido fugiu em uma motocicleta que o aguardava nas proximidades, com um comparsa. Não há informações de feridos na ação.

Fonte: Abel Oliveira / PORTAL IJUHY.COM